Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VÍDEO VAZADO

Jornalistas da Globo comemoram derrota de Bolsonaro: “Acabou o inferno”

Imagem com foto do vídeo dos jornalistas da Globo comemorando resultado das eleições
Jornalistas da Globo comemoram resultado das eleições; vídeo viralizou nas redes sociais (foto: Reprodução)

Um vídeo com jornalistas da Globo comemorando a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais do último domingo (31) viralizou nas redes sociais. Nas imagens, os profissionais da emissora líder se abraçam e celebram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Redação do Jornalismo da emissora no Rio de Janeiro, de onde é produzido o Jornal Nacional. Nos últimos anos, durante o período do mandato do atual chefe do Executivo, os jornalistas do canal foram alvos de ataques e críticas do político, que acusa a empresa de comunicação de supostamente fazer uma cobertura imparcial.

O vídeo de comemoração dos colaboradores da Globo está sendo usado na internet por apoiadores de Bolsonaro para atacar a emissora. Na gravação, é possível perceber a alegria dos jornalistas após Lula superar Bolsonaro nos números da apuração e assumir a liderança da contagem dos votos feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 19h. Mais tarde, às 19h57, a vitória do petista foi confirmada oficialmente pelo órgão. Lula voltará ao Palácio do Planalto para um terceiro mandato a partir de 1º de janeiro de 2023, um feito inédito na história do país.

“O primeiro presidente que não vai ser reeleito!”, gritou um dos jornalistas. Entre os nomes conhecidos que podem ser identificados nas imagens, está André Trigueiro, substituto eventual de William Bonner no Jornal Nacional e comentarista especializado em meio-ambiente. Ele abraçou um colega e sorriu para outro claramente comemorando o resultado do pleito. De acordo com as regras da emissora, é proibido manifestação política de seus contratados, principalmente dentro das dependências da empresa.

A direção do departamento de Jornalismo do canal já tem conhecimento das imagens, mas não haverá punições ou represálias. Segundo o colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a comemoração não foi considerada exagerada e aconteceu dentro de um ambiente fechado e privado. Nas redes sociais, houve quem criticasse o comportamento dos profissionais, enquanto outros defenderam. “Prefiro a Globo em vez da Jovem Pan comemorando”, disse uma internauta. “Estão comemorando a manutenção dos seus empregos. 2023 voltará a abrir a torneira, afinal, a parceria Globo e PT nunca foi tão forte. Interesses comuns”, disse outro.

Assista ao vídeo da comemoração dos jornalistas da Globo:

Leia mais