Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
HAJA CORAÇÃO

Revolta de Galvão e eliminação do Brasil fazem Globo perder audiência

Foto de Junior, Galvão Bueno e Ana Thaís Matos em Brasil x Croácia na Globo
Derrota sofrida do Brasil não repetiu fenômeno do jogo anterior (foto: Reprodução/TV Globo)

Os brasileiros sofreram uma indigestão em pleno horário do almoço: a derrota do Brasil e o consequente término do sonho do hexacampeonato dominaram, outra vez, a atenção do público do Grande São Paulo. A transmissão da partida das quartas de final aumentou o número de televisores ligados na principal metrópole do país e, consequentemente, provocou um grande aumento nos índices da Globo. No entanto, a partida não teve números tão elevados quanto as anteriores e a Seleção se despediu do Mundial com a segunda pior audiência da trajetória canarinha.

Os dados prévios de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, apontam que a transmissão liderada por Galvão Bueno teve média de 48,4 pontos enquanto a bola rolava no Estádio Cidade da Educação, entre 12h00 e 14h46, número que representa a sintonia de três milhões e 613 mil domicílios apenas nesta região, que é a mais valorizada pelo mercado publicitário. Na mesma faixa horária, a Globo assegurou a sintonia de 75,9% dos aparelhos de TV ligados — ou seja, 76 em cada 100 lares assistiam a emissora.

No momento de maior ibope da partida, às 14h15, o canal marcava 51,9 pontos e era sintonizado por 79,1% dos lares da Grande São Paulo. Como já é habitual, nenhuma outra rede de televisão chegou perto de incomodar a Globo durante o jogo do Brasil: diferentemente da Band, que apostou em uma programação diferenciada para minimizar os danos causados pelo confronto direto com a Seleção, todas as outras emissoras optaram por submeter seus programas normais aos índices vexatórios causados pela concorrência com os jogadores comandados pelo técnico Tite.

A Record, que costuma ter um de seus melhores desempenhos diários com o Balanço Geral, marcou apenas 1,2 ponto enquanto a bola rolava e foi seguida de perto pelo SBT, que exibia parte do Primeiro Impacto e duas novelas, com 1,1 ponto. A Band, que apostou em um filme romântico e nos minutos iniciais da edição especial de Os Donos da Bola, amargou a quinta colocação e ficou com média de 0,1 ponto, atrás da Cultura, que teve 0,2 com o Jornal da Tarde e o Quintal da Cultura. O somatório dos canais da televisão por assinatura pontuou 3,8 e assegurou a vice-liderança.

A seguir, confira o ranking atualizado com as dez maiores audiências do ano na Grande São Paulo:

      • 1º – Brasil x Coreia do Sul: 53,4 (05/12)
      • 2º – Brasil x Sérvia: 49,8 (24/11)
      • 3º – Brasil x Camarões: 48,8 (02/12)
      • 4º – Brasil x Croácia: 48,4 (09/12)
      • 5º – Brasil x Suíça: 47,8 (28/11)
      • 6º – Final Copa do Brasil: 34,8 (19/10)
      • 7º – Pantanal: 34,7 (04/10)
      • 8º – Pantanal: 34,0 (07/10)
      • 9º – Pantanal: 33,9 (20/09)
      • 10º – Pantanal: 33,8 (22/08)

Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo. Os índices apresentados nesta reportagem são prévios e estão sujeitos a alterações na aferição consolidada, que será divulgada pela reportagem do TV Pop no início da tarde desta segunda-feira (12).

Leia mais