Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VERUSKA DONATO

Ex-repórter processa Globo e relata situações de assédio moral

Imagem com foto da repórter Veruska Donato
Veruska Donato entrou com processo contra a Globo por dívidas trabalhistas e suposto assédio moral (foto: Reprodução/Globo)

Veruska Donato, ex-repórter da Globo, está processando a emissora por supostas dívidas trabalhistas e supostos assédios morais durante o período em que trabalhou na empresa. De acordo com informações divulgadas, as experiências sofridas no canal teriam feito a profissional desenvolver um quadro de burnout –distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Segundo informações do repórter Matheus Rocha, da Folha de S.Paulo, a jornalista apresentou um atestado médico para se licenciar por 60 dias em 2021 para tratar transtornos emocionais atribuídos “às pressões do ambiente de trabalho”. No processo, a defesa de Veruska Donato diz que uma dessas pressões era justamente sobre a aparência dos repórteres. Em e-mail de 2017, Cristina Piasentini, na época chefe de jornalismo em São Paulo, orientou os profissionais de vídeo da emissora a evitarem tecidos apertados porque eles “representam um perigo em potencial para o figurino”.

O comunicado anexado no processo da ex-repórter contra a Globo ainda traz outros detalhes da pressão estética sofrida pelos funcionários. Na visão da empresa, uma malha muito apertada marcaria detalhes que não deveriam ser evidentes, como “um estômago mais avantajado, barriguinhas persistentes, especialmente nos tons mais claro”. A comunicadora diz que a pressão aumentou conforme ela se aproximou dos 50 anos, o que atribui ao etarismo –a discriminação por idade. Os chefes e o setor de figurino criticavam qualquer flacidez, ruga ou gordura considerada “fora do lugar”.

Leia mais: Veruska Donato anuncia saída da Globo após quase 21 anos
Leia mais: CNN Brasil comemora crescimento de audiência após cortes de gastos

“Portanto, a reclamante [Donato] trabalhou nos últimos tempos em estado de grande tensão emocional e estresse crônico com a sensação de esgotamento físico e emocional”, diz trecho do processo. Veruska foi informada da demissão da Globo em novembro de 2021, quando ainda estava de licença médica. Ela está processando a emissora em R$ 13 milhões, quantia que inclui os supostos assédios morais e as dívidas trabalhistas. A profissional foi contratada como PJ (Pessoa Jurídica) entre 2002 e 2019, mas tinha rotina semelhante com a de colaboradores do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Por isso, são cobradas verbas trabalhistas como 13º salário e FGTS, referentes aos 17 anos em que atuou como PJ.

Procurada pela publicação, a Globo divulgou a seguinte nota: “A Globo não comenta ações judiciais em curso. O que pode assegurar é que não existe nenhuma orientação nesse sentido para nossos profissionais”. Os advogados Carlos Daniel Gomes Toni e Hamilton Oguma, que representam a jornalista Veruska Donato, não quiseram se pronunciar sobre o processo. Na emissora, a repórter passou por programas como Bom Dia São Paulo, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Atualmente, ela é contratada de uma afiliada da Record em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde apresenta a versão local do Balanço Geral.

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Veruska Donato começou na Globo São Paulo em 2000 como estagiária, e logo foi contratada pela empresa após se destacar em diversas funções. Foi apresentadora do bloco local de São Paulo do Jornal das Dez, da GloboNews, até se transferir para a reportagem da Globo aberta. Entre 2012 e 2016, foi apresentadora do quadro Sala de Emprego, do Jornal Hoje. A jornalista também apresentou eventualmente o programa Como Será?, nas manhãs de sábado, substituindo Sandra Annenberg.

Leia mais