Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVO REFORÇO

Marcos Uchôa, ex-repórter da Globo, é contratado pela TV Brasil

Imagem com foto do jornalista Marcos Uchôa
Marcos Uchôa em entrevista ao podcast Inteligência Ltda; jornalista foi contratado para trabalhar na TV Brasil (foto: Reprodução)

Marcos Uchôa, ex-repórter da Globo, foi contratado pela TV Brasil. O jornalista integra a equipe da nova diretora de conteúdo, Antonia Pellegrino. O profissional deixou a emissora líder em novembro de 2021, após 34 anos de contrato. Na empresa, ele atuou como correspondente internacional e participou de coberturas importantes como dez Jogos Olímpicos, oito Copas do Mundo e oito guerras. Nas eleições do ano passado, ele se candidatou como deputado federal pelo Rio de Janeiro, mas desistiu do pleito em razão de dificuldades para conversar com o partido PSB (Partido Socialista Brasileiro) sobre o financiamento da campanha.

A contratação de Uchôa foi adiantada pela coluna da jornalista Patricia Kogut no jornal O Globo. Na ocasião da saída da Globo, a emissora divulgou um comunicado anunciando que o profissional havia decidido fechar um ciclo como repórter de televisão para se dedicar a novos projetos. “As possibilidades são muitas, entre elas escrever livros, dar palestras, cursos, criar uma ONG, ajudar empresas na transformação da sociedade num lugar sempre mais justo”, disse o canal em nota sobre os próximos passos do ex-funcionário. Em um de seus últimos projetos na rede está a série documental Retratos de Uma Guerra Sem Fim, do Globoplay, em que analisou o impacto mundial dos atentados de 11 de setembro, 20 anos depois.

Leia mais: CNN Brasil contrata advogada para rebater ex-Jovem Pan e comentarista
Leia mais: Autora de séries de sucesso pede demissão da Globo após dez anos

“Fiz de tudo no jornalismo. Cobri Olimpíadas, Copas, guerras, revoluções, desastres. Mostrei muita gente fazendo muita coisa. Resolvi tentar fazer também. Sempre entrevistei o piloto, agora quero ser o piloto”, disse Uchoa. A despedida da companhia aconteceu durante uma edição do programa Bem Amigos, do SporTV, apresentado por Galvão Bueno. Amigo com quem dividiu algumas coberturas importantes, ele relembrou com Galvão o trabalho em cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. “Uma das poucas profissões em que você melhora com o tempo é o jornalismo. Eu termino a minha carreira como um jornalista muito melhor. Agradecido e lisonjeado”, declarou.

Em agosto do ano passado, Marcos Uchôa esteve no canal de Rica Perrone em uma plataforma de vídeos para uma entrevista e opinou sobre as mudanças na Globo. O jornalista relatou que não aprovou as alterações feitas por Tiago Leifert no Esporte do canal. “Ele transformou o Globo Esporte no show do Tiago Leifert que pode ter dado muito resultado nos termos de audiência, não sei”, disse. “Em termos jornalísticos, eu não gostei. Ele tirou muito o espaço da reportagem da matéria e focou nas coisas engraçadas. É uma postura. É uma visão, mas o esporte também tem o lado cultural muito forte, para uma criança então… Do que é certo e errado. Essas coisas precisam de reportagem e acho que ele matou a reportagem na proposta dele. Admiro a pessoa, o talento dele, mas eu acho que ele fez mal ao jornalismo esportivo. Dou sete”, disparou o comunicador.

Leia mais