Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PREMIAÇÃO DO CINEMA

Oscar 2023 vai passar na Globo? Emissora abre mão dos direitos de transmissão

Imagem com foto do comediante Jimmy Kimmel, apresentador do Oscar 2023
Jimmy Kimmel, apresentador do Oscar 2023; Globo abriu mão dos direitos da premiação (foto: Reprodução)

A Globo decidiu abrir mão dos direitos de transmissão do Oscar em 2023. Assim como aconteceu no ano passado, quando ficou restrita ao Globoplay, a mais famosa premiação de cinema não será exibida pela emissora na TV aberta. No Brasil, as opções para acompanhar a entrega de prêmios, que acontece no próximo domingo (12), será o canal TNT, na TV por assinatura, e o serviço de streaming HBO Max, ambos de propriedade da Warner Bros. Discovery.

A 95ª edição do Oscar será realizada no Dolby Theatre de Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir das 21h do horário de Brasília. A cobertura na TNT e HBO Max terá início às 20h e, pela primeira vez, acontecerá diretamente do Academy Museum of Motion Pictures. Ana Furtado, contratada recentemente pela Warner como “embaixadora de premiações”, estará acompanhada do comentarista Michel Arouca, analisando as previsões, os looks das celebridades e os detalhes exclusivos da noite da cerimônia.

Leia mais: Globo bate martelo e confirma novela mexicana inédita no horário nobre
Leia mais: William Waack é surpreendido por gafe na CNN Brasil: “Desliga para mim”

“Além disso, Caroline Ribeiro e Aline Diniz, terão acesso especial ao tapete vermelho em Los Angeles, e comentarão com os artistas indicados toda a emoção da festa. Depois, a cerimônia de premiação contará com tradução ao vivo de Regina McCarthy e Robert Greathouse e a cobertura digital estará sob a responsabilidade de Gabriela Araújo para as redes sociais. Esses especialistas garantirão ao público uma experiência completa e imperdível”, detalhou a programadora internacional em comunicado ao TV Pop.

A Warner Bros. Discovery recebeu 14 indicações para cinco produções originais. O filme Elvis ficou com oito — entre elas as de Melhor Filme e Melhor Ator, para Austin Butler — e Barman, com três. Os documentários All That Breathes, da HBO Documentary Films, e Navalny, produzido pela HBO Max, CNN Films e Warner Bros. Pictures, foram indicados na categoria Melhor Documentário. Assim como em 2017 e 2018, o produtor e comediante Jimmy Kimmel será o apresentador da 95ª cerimônia de entrega do Oscar.

A Globo deixou de fazer a transmissão do Oscar na TV aberta em 2022. No ano passado, o evento mais importante da indústria cinematográfica ficou restrita ao Globoplay, a plataforma de streaming da empresa. Para 2023, no entanto, o grupo de mídia decidiu não comprar os direitos de transmissão. Além da Globo, o Oscar já foi transmitido no Brasil pela extinta TV Tupi (1950-1980), entre 1970 e 1971, e pela Record, de 1972 a 1973. No SBT, foi adquirido por Silvio Santos por meio de pacotes de filmes da Disney de 1994 a 1996 e de 2000 a 2004.

Leia mais