FÁBIO WILLIAM

Ex-âncora da Globo revela responsável por demissão: “Não vai voltar atrás”

Imagem com foto do jornalista Fábio William, demitido da Globo de Brasília
Fábio William, ex-apresentador do DF1, na bancada do Jornal Nacional; jornalista prometeu revelar nome do responsável por sua demissão da Globo (foto: Globo/Estevam Avellar)

Ex-apresentador do telejornal DF1 na Globo Brasília, Fábio William publicou um vídeo em sua estreia nas redes sociais prometendo revelar o nome do responsável por sua demissão da emissora líder. “Tem uma pessoa que é responsável por tudo isso que está acontecendo e o que virá a acontecer na minha vida. Essa pessoa é a responsável pela minha demissão, por tudo que está acontecendo, e eu vou revelar o nome dessa pessoa ainda hoje”, avisou o jornalista em uma das primeiras postagens em uma plataforma de fotos.

O que você precisa saber

  • Demitido pela Globo após quase três décadas, Fábio William abriu o jogo e revelou o responsável pela sua demissão;
  • Ele diz ter sido o único responsável por sua saída da líder de audiência;
  • Eu não estou falando em culpa, estou falando de responsabilidade”, justificou;
  • Ele não planeja voltar a atuar na comunicação e seguirá se dedicando ao seu consultório de psicologia.

“Eu tenho observado muita gente falando, muita gente mandando mensagens e eu tomei uma decisão hoje. Eu vou dizer quem é o responsável pela minha demissão. Eu reitero aqui o meu agradecimento à empresa, a TV Globo nesses 26 anos e meio que eu passei trabalhando”, continuou Fábio William, ex-apresentador eventual do Jornal Nacional, Jornal Hoje e do Bom Dia Brasil. Na semana passada, o profissional foi um dos nomes dispensados pela Globo em um processo de reestruturação financeira para cortes de gastos. A companhia está dispensando funcionários que tinham altos salários e muito tempo de casa.

Em outra publicação, no fim da tarde desta terça (11), o jornalista explicou que ele é o único culpado por sua saída do canal. “Olá, chegou a hora de dizer quem é o responsável pela minha demissão. Eu tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas dizendo que estão na mesma situação, que foram demitidas, estão desempregadas, que estão chateadas, que estão com o coração apertado”, iniciou ele. Após 26 anos de contrato, Fábio William levantou uma reflexão para seus seguidores sobre a importância de reconhecer os próprios erros.

Leia mais: Sandra Annenberg faz homenagem ao marido demitido da Globo: “Sua, sempre”
Leia mais: Rafa Kalimann fala sobre crise de pânico em programa de Luciano Huck

“Isso me lembra de Jean-Paul Sartre, um filósofo francês, que diz uma coisa interessante: nós somos responsáveis por tudo. aí, você diz: “Caro que não. Eu não sou responsável pela crise sanitária, pelo problema do desemprego nacional e mundial, a economia sofrível”. E ele diz uma coisa mais interessante: “Não interessa o que fizeram com você. O que interessa é o que você vai fazer com o que fizeram com você. A responsabilidade é sua”. Eu não estou falando em culpa, que é outra coisa. Estou falando de responsabilidade”, explicou o comunicador, que não pretende voltar a trabalhar com comunicação.

“Por que é importante achar que somos os responsáveis? Porque se eu achar que foi uma pessoa, uma situação, se eu achar que é alguém, eu vou estar aqui de braços cruzados e botando a culpa em alguém. O alguém não vai se mover. Meu chefe não vai mudar de ideia, a empresa não vai voltar atrás, o governo não vai deixar de fazer as coisas lamentáveis que muitas vezes faz. O mundo vai continuar igual. Só quem tem condições de mudar é você mesmo. Então, se eu sei que sou responsável, eu sou a única pessoa no universo para que verdadeiramente saia da inercia”, complementou.

Fábio William aconselha colegas demitidos

O ex-titular do DF1 aproveitou para aconselhar os colegas que também perderam o emprego na emissora dos Marinho a não esconderem a dor pela forma como aconteceram os desligamentos. “Eu não tô dizendo que você não vai ficar triste. Claro que a gente fica. Você pode ficar triste, chorar, espernear, você tem todo o direito. Aliás, é até importante que se faça esse luto, mas até a página 3. Depois, se levante, vá em frente e é importante que agente aprenda o que aconteceu. Foi por causa disso, disso, disso e daquilo, o que eu posso melhorar, mudar para que na outra empresa não ocorra”, destacou.

“Isso depende sempre de você, porque você é a única que pode realmente mudar a sua vida. Você tem a capacidade de saber o que você quer, precisa, sacodir a poeira e dar a volta por cima. Quero agradecer você pela paciência de me ouvir”, disse Fábio William. “Respondendo claramente pela minha demissão: quem é o responsável pelo que vou fazer agora? Quem sou o responsável pela minha vida? Eu sou responsável pela minha vida e por tudo. Obrigado”, concluiu o jornalista que também é psicólogo. A partir de agora, ele irá se dedicar totalmente ao atendimento clínico a pacientes em Brasília.

Leia mais: SBT contrata autora responsável pela adaptação da versão brasileira de Rebelde
Leia mais: Na contramão da Globo, ESPN renova contrato de medalhões

A demissão da Globo

Na Globo desde 1996, Fábio William começou a sua trajetória na companhia como repórter do Jornal das 10, transmitido pela GloboNews. Dois anos depois, foi transferido para a equipe do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo, cobrindo temas relacionados ao Congresso Nacional. Depois de se destacar na cobertura da tragédia do voo 1907 da Gol, em 2006, ele passou a integrar o rodízio de âncoras dos telejornais locais de Brasília. Cinco anos depois, em 2011, foi o nome escolhido para conduzir uma profunda reformulação no DF1, então comandado por Alexandre Garcia. A demissão causou perplexidade dos colegas e revolta dos telespectadores nas redes sociais.

“Eu fui para o Rio, acompanhei lá o processo, o diretor dessa época conversou muito comigo a respeito da ideia do novo DFTV, que sofreu uma mudança de concepção. Foram introduzidos os comentaristas de arte e cultura, segurança pública, saúde. É um jornal que faz análise, que mostra ao vivo. O nosso objetivo é que o telespectador se sinta bem informado. Sinta como se tivesse aprendido algo quando termina o jornal”, afirmou o jornalista em depoimento concedido ao Memória Globo sobre a remodelação feita no noticiário depois de sua chegada. Para ocupar a vaga deixada por Fábio William no DF1, a Globo escolheu o repórter Fabiano Andrade. Márcia Witczak, que era colunista de cultura dos telejornais locais, também foi dispensada pela emissora.

Leia mais