Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
GLAUCIELLY GOMES DE CASTRO

Atriz de Falas da Terra revela que achou que teste na Globo era golpe

Foto de Falas da Terra
Ellie Makuxi (esq.), Isabela Santana (centro) e Dandara Queiroz (dir.); as três fazem parte de Falas da Terra (foto: Reprodução/Globo)

A Globo preparou o especial Falas da Terra que irá ao ar nesta segunda-feira (17) antes do Jornal da Globo. A ideia da emissora é destacar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A atriz Glaucielly Gomes de Castro é uma das três atrizes do projeto e viveu até os seis anos em comunidade indígena da etnia Makuxi. A jovem foi encontrada pela empresa pelas redes sociais.

O que você precisa saber

  • Escolhida pela Globo para participar de Falas da Terra, Glaucielly Gomes de Castro achou que pudesse estar sofrendo um golpe;
  • “Pensei que pudessem ser um desses golpes de me levarem para o estrangeiro, como vi em Salve Jorge“, afirmou;
  • Ela foi encontrada pela líder de audiência nas redes sociais e só aceitou viajar se sua irmã pudesse ir junto;
  • Falas da Terra homenageará o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.

“Foi assim que a Letícia Naveira [produtora de elenco da Globo] me encontrou. Pensei que pudesse ser um desses golpes de me pegarem e levarem para o estrangeiro, como vi na novela Salve Jorge [trama que fala sobre tráfico de pessoas]. Falei que só viria (para o Rio) se minha irmã me acompanhasse. Eu nunca tinha saído do meu estado, e foi meio assustador”, disse Ellie Makuxi, nome artístico de Glaucielly, ao Extra.

Estreantes na televisão, as três jovens atrizes indígenas têm raízes nos povos originários Makuxi, em Roraima e Mato Grosso do Sul, e Pataxó, do Sul da Bahia. As três passaram por um processo de seleção e preparação. Luisa Lima, diretora artística, relatou que os episódios exigiram uma grande elaboração. “Gravamos no Rio de Janeiro e o episódio Pintadas exigiu um trabalho minucioso”, afirmou.

Leia também: Globo demite Giovana Teles após 29 anos e promete mais cortes em Brasília
Leia também: Christiane Pelajo justifica ausências da Globo e revela batalha contra doença

“Desde a pesquisa e ensaios de um elenco indígena inédito no audiovisual até a busca de locações que formassem as muitas situações de natureza presentes na história. Fizemos storyboard do episódio inteiro e usamos recursos de computação gráfica para dar vida a um personagem muito significativo na história, entre outras paisagens”, explicou.

Falas da Terra foi criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza. A produção relata questões como a preservação do meio ambiente, a violência contra a mulher e a ancestralidade. Além disso, autoras e diretora foram em busca de representatividade por trás das câmeras. “Nós queremos que o público assuma o ponto de vista das protagonistas e que as histórias provoquem ondas de sentimentos e questionamentos”, declarou Renata Tupinambá, roteirista.

Leia mais