Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ORLANDO FARIA

Globo demite diretor de programação por causa de baixa audiência

Imagem com foto de Orlando Faria, que era diretor de Programação da TV Anhanguera
Orlando Faria, ex-diretor de Programação da TV Anhanguera; profissional foi demitido da afiliada da Globo (foto: Reprodução)

Orlando Faria, diretor de Programação da TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e Tocantins, foi demitido da emissora do Grupo Jaime Câmara. O profissional, que comandava o departamento desde 2017, foi dispensado do canal em razão dos baixos índices de audiência das atrações locais e pela falta de proatividade em novos projetos. O único programa de entretenimento produzido pela parceira da rede líder em Goiás não raramente perde o posto no ranking do ibope para o Balanço Geral GO de sábado, da Record.

O que você precisa saber

  • Orlando Faria, diretor de Programação da TV Anhanguera, foi demitido pela afiliada da Globo;
  • Ele estava na emissora desde 2017, mas vinha entregando resultados abaixo das expectativas;
  • A audiência baixa dos programas locais e a falta de proatividade em novos projetos foram determinantes para a sua demissão;
  • O canal produz apenas um programa local de entretenimento em Goiás e reduziu drasticamente a sua produção regional.

O diretor estava na TV Anhanguera desde 2017. Nos últimos anos, assim como a Globo, a emissora passou por diversas mudanças em sua estrutura organizacional, com a demissão de executivos com altos salários e a extinção dos telejornais que eram inteiramente produzidos por equipes nas filiais da Rede Anhanguera no interior de Goiás. Apesar de os jornalísticos locais de Goiânia terem recuperado o fôlego na disputa pela audiência, a emissora ainda não vive um momento confortável.

Leia mais: Faustão muda de ideia e investe em game shows para sair do buraco
Leia mais: Moradora xinga governador ao vivo e choca apresentador do Brasil Urgente

Nas tardes de sábado, por exemplo, o programa No Balaio, única atração de entretenimento produzida pela equipe da emissora, sofre com a concorrência do Balanço Geral da Record Goiás em suas edições de sábado. Ao contrário de diversas afiliadas da Globo, que contam com eventos e campanhas que viabilizam comercialização na grade de programação, a TV Anhanguera sequer tem se mobilizado para se aproximar da população. A emissora também não tem o costume de trabalhar estratégia e nem de priorizar o jornalismo na grade de programação. O canal ainda perdeu os direitos de transmissão do Campeonato Goiano de Futebol de 2023 para a TBC (TV Brasil Central), administrada pelo governo de Goiás.

Na TV Anhanguera de Tocantins, a situação é ainda pior. Além dos telejornais locais, a emissora conta apenas com o programa culinário Churrasqueadas, produção independente que tem exibição por temporadas em várias afiliadas da Globo, incluindo Goiás. O Jornal do Campo, transmitido nas manhãs de domingo antes do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, deixou de ter produção local e passou a exibir praticamente o mesmo conteúdo da versão goiana. Em 2019, Orlando Faria ficou irritado com perguntas de uma equipe de reportagem de um site parceiro do UOL e proferiu palavras de baixo nível ao ser solicitado o telefone da assessoria de imprensa da TV.

Leia mais