Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MODERNIZAÇÃO E ECONOMIA

Globo segue cortando custos e cogita trocar câmeras por robôs em estúdio de vidro

Imagem com foto de Alan Severiano no estúdio de vidro dos telejornais locais da Globo em São Paulo
Alan Severiano no estúdio de video da Globo em São Paulo; local passará a contar com câmeras-robô (foto: Globo/Marcos Rosa)

A Globo está realizando testes no estúdio onde são produzidos os telejornais locais de São Paulo para que sejam instaladas câmeras-robô, que são operadas por controle remoto. De acordo com informações divulgadas, a medida ocorre após a demissão de mais de 20 profissionais que atuavam na área técnica e tem como objetivo modernizar e economizar. Em comunicado, o canal explicou que a mudança não implica na redução da equipe. Equipamentos semelhantes já são usados no Jornal Nacional, no Rio de Janeiro.

O que você precisa saber

  • Ainda em processo de contenção de custos, a Globo está fazendo testes para trocar câmeras por robôs em um estúdio de São Paulo;
  • A medida, oficialmente parte de um processo de modernização da empresa, também diminuirá os custos da emissora;
  • O planejamento é que os equipamentos estejam completamente funcionais até o final de junho.

Os detalhes foram adiantados nesta quinta-feira (11) por um site de notícias da TV parceiro do UOL. Os testes com câmeras robotizadas começaram em abril, sem que parte da equipe fosse informada. A decisão causou apreensão nos colaboradores do departamento técnico e até nos funcionários das produções dos telejornais. O planejamento da direção do canal líder é que os novos equipamentos sejam implantados no estúdio de vidro da capital paulista até o fim de junho.

Leia mais: Warner lança canal de novelas para acabar com reinado da Globo na TV paga
Leia mais: CNN Brasil volta a fazer cortes e demite apresentadora logo após término de férias

Até o momento, a mudança afeta apenas o local onde são apresentados o Bom Dia São Paulo, o SP1 e o SP2. A Redação do Jornalismo, que abriga os cenários dos noticiosos de rede, como Hora Um, Jornal Hoje e Jornal da Globo, continuará com câmeras operadas por humanos em razão da falta de espaço para instalação de equipamentos automatizados. Os estúdios da GloboNews na capital paulista já contam com câmeras-robô que são controladas joystick. A mesma operação acontece no estúdio do JN, no Rio, desde 2017.

Em comunicado enviado para a publicação, a Globo confirmou os testes com câmeras-robôs no estúdio panorâmico de São Paulo:

A inovação e o processo de evolução na sua forma de produzir conteúdo estão no DNA da Globo. Com o objetivo de levar a melhor experiência para o público, a Globo realiza com frequência testes de novas tecnologias, sejam câmeras, refletores, sistemas de áudio e afins. Os testes com câmeras-robôs acontecem com base nesta premissa. Utilizamos há anos esse tipo de câmera no JN, o que trouxe uma estética mais moderna para o jornal. No BBB, por exemplo, tivemos mais de 60 câmeras-robô em operação, e isso não significa necessariamente redução de operadores de câmera.

Leia mais