Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
PARKINSON

Repórter da Globo, Renata Capucci se revolta com termo sobre doença

Foto de Renata Capucci
Renata Capucci pediu empatia ao citar termo errado para Parkinson (foto: Reprodução/Globo)

Renata Capucci revelou publicamente que tinha Parkinson em junho de 2022, mas o diagnóstico ocorreu há quatro anos. A comunicadora usou as redes sociais para pedir empatia e conhecimento para que tratem da doença. “Um pedido em nome de muita gente que sofre cada vez que lê: ‘Mal de Parkinson’. Não temos mal”, declarou a jornalista.

“Temos uma doença! Empatia e informação, por favor. Deixa eu contar uma coisinha a vocês: cada vez que alguém escreve ‘mal’ de Parkinson em algum lugar, principalmente sendo uma reportagem ou título jornalístico, dói na gente. O Parkinson é uma doença, não temos nenhum mal! Aliás, essa palavra de carga tão negativa não é sinônimo de doença!”, afirmou a comunicadora.

Leia mais: Boninho perde prestígio na Globo após fracassos e produção de No Limite é terceirizada
Leia mais: Ator de Mulheres de Areia revela inspiração para Tonho da Lua

Renata Capucci explicou de onde vem o nome. “Sabe de onde vem? Do francês, maladie = doença, do italiano, malattia = doença. Portanto, amigos e colegas do jornalismo, vamos nos educar, nos informar e ter empatia, por favor. Doença de Parkinson ou simplesmente Parkinson. Milhões de pacientes, familiares, cuidadores, médicos, fisioterapeutas e todos os que lidam com essa doença tão difícil agradecem”, relatou.

Em abril, a comunicadora da Globo foi convidada para o Mais Você e se emocionou ao falar sobre o diagnóstico. “Parece que cai uma bigorna na sua cabeça e você fala assim: ‘Meu Deus do céu, não é possível’. Eu lembro que eu gritava dentro do carro com meu marido depois de receber o diagnóstico”, disse a jornalista. Na época do diagnóstico, ela fazia parte do Popstar. “Meu marido me levou em uma emergência neurológica, porque um dia antes eu estava sozinha em casa e meu braço esquerdo subiu sozinho, retesado, sem controle. Eu vinha desde fevereiro de 2018 mancando, e achei que não era nada. Fui no osteopata, fiz fisioterapia, e meu dedinho do pé esquerdo começou a ficar retraído”, relatou.

Leia mais