Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
QUE FASE!

SBT é condenado por mais uma cagada de Dudu Camargo no Primeiro Impacto

Imagem com foto do apresentador Dudu Camargo no Primeiro Impacto, do SBT
Dudu Camargo no Primeiro Impacto. SBT foi condenado por reportagem errada (foto: Reprodução/SBT)

O SBT foi condenado pela Justiça a pagar indenização de R$ 50 mil a um motoboy que foi apontado como criminoso em uma reportagem errada da emissora. Segundo informações divulgadas, o apresentador Dudu Camargo fez mais uma cagada e noticiou no dia 31 de março, no telejornal Primeiro Impacto, que a polícia havia identificado “mais um ladrão” em uma investigação sobre um roubo milionário na de um advogado na cidade de São Paulo. Na época, os bandidos haviam levado mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos eletrônicos e joias.

+ Miguel Falabella dispensa possibilidade de aposentar: “Vou morrer no palco”
Repórter pede demissão da Globo para ser apresentadora de canal concorrente

De acordo com o colunista Rogério Gentile, do UOL, o jornalismo da emissora divulgou a imagem de um motoboy que havia feito uma entrega na rua do crime como se ele fosse um dos integrantes da quadrilha. No vídeo anexado no processo, o então apresentador contrato Dudu Camargo disse que “ele se fingiu de entregador, só monitorando”. O homem apontado como ladrão, porém, era inocente. O rapaz nem estava entre os investigados, segundo destacou o juiz Christopher Roisin na sentença.

Silvano Sabino da Silva, advogado que representa o motoboy, afirmou à Justiça que o rapaz se encontra em desequilíbrio emocional, em “completo pavor”, desde que a reportagem foi exibida pelo SBT no Primeiro Impacto. “Está sendo taxado de bandido, houve um completo desrespeito e falta de seriedade na reportagem”, disse o defensor. No processo, a emissora alegou que as informações sobre o assunto foram repassadas pela polícia.

O que o SBT disse no processo?

“A reportagem limitou-se a transmitir a informação, não havendo qualquer excesso no teor da veiculação da reportagem”, disse a empresa de comunicação, ressaltando que não divulgou o nome do motoboy e que a imagem exibida não permitia sua identificação por causa da qualidade. O SBT também afirmou que motoboy não provou ter sofrido prejuízos, constrangimentos ou humilhações por causa da reportagem do Primeiro Impacto. “É uma aventura jurídica”, declarou o canal.

Na sentença que condenou a emissora paulista, o juiz Roisin afirmou que imprensa frequentemente comete abusos, “noticiando mentiras para aumentar a audiência, já que a desgraça alheia aviva a curiosidade mórbida do povo”. Segundo o meritíssimo, ao fazer a afirmação falsa, o SBT atingiu a honra do autor [do processo], abusando do direito de informar. Procurado pelo UOL, o canal disse que que vai recorrer da decisão. Atualmente, o Primeiro Impacto é exibido de segunda a sexta, das 6h às 11h40 da manhã.

Leia mais