Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MEUS FILHOS, MINHA VIDA

SBT faz caça às bruxas para descobrir como novela foi pirateada no exterior

Imagem com foto dos atores Raymundo de Souza, Carlo Briani, Miriam Pires e Dênis Derkian em Meus Filhos, Minha Vida, novela do SBT
Os atores Raymundo de Souza, Carlo Briani, Miriam Pires e Dênis Derkian em Meus Filhos, Minha Vida, novela do SBT (foto: Reprodução)

O SBT começou uma investigação para descobrir como uma novela produzida pela emissora nos anos 1980 está sendo comercializada em outros países sem sua autorização. De acordo com informações divulgadas, emissoras da África estão exibindo a trama Meus Filhos, Minha Vida, transmitida originalmente pelo canal de Silvio Santos, de 8 de junho de 1984 e 8 de março de 1985, em 237 capítulos, na faixa das 19h45.

+ Ana Maria Braga quebra protocolo no Mais Você e fala da Record na Globo
+ Ator de História de Amor se revolta e critica Globo por novela no Globoplay

A história foi reprisada pela última vez em 1990, mas desde então tem sido exibida esporadicamente por outras emissoras no exterior. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do site Ooops, que adiantou os detalhes, a rede paulista não faz ideia de quem é o responsável por trás da comercialização pirata da novela. Os atores e atrizes que integraram o elenco da produção querem receber os direitos conexos. Na Justiça, há pelo menos 20 profissionais que atuaram no folhetim que exigem que a empresa pague os valores pelas reexibições.

SBT diz que não pode se responsabilizar por exibição pirata de novela

O SBT alega que não pode se responsabilizar pela venda pirada da novela Meus Filhos, Minha Vida. Ainda de acordo com a publicação, Arlete Montenegro, Bruno Giordano, Dalileia Ayala, Claudio Curi, Nyrce Levin, Paulo Hesse e Joana Fernandes, viúva do autor da história, Ismael Fernandes (1945-1997), são entre os reclamantes. Os direitos conexos são paralelos aos dos autores de uma obra. Os que criaram uma obra recebem os direitos autorais, enquanto os que participaram dela têm direito aos direitos conexos.

Como exemplo: o autor de uma novela tem os direitos autorais da obra. No entanto, ele não consegue fazer essa produção sem um diretor, sem produtores e sem atores. Com isso, as pessoas que contribuem para que a novela vá ao ar têm os direitos conexos e devem ser remuneradas sempre que houver uma reprodução dela em qualquer tipo de mídia. As reprises das novelas da Globo, na TV aberta, ou no Viva, na TV por assinatura, rendem aos autores uma porcentagem da quantia que receberam na época da exibição original.

A trama de Meus Filhos, Minha Vida

A trama de Meus Filhos, Minha Vida conta a história de Luzia (Miriam Pires), uma costureira batalhadora de São Paulo que sustenta sozinha os três filhos: Mário (Raymundo de Souza), André (Dênis Derkian) e Pedro (Carlo Briani). Após o primeiro ser preso num assalto, a mãe vende sua casa para pagar os advogados, e eles vão morar num cortiço alugado, sendo o estopim para que André, revoltado com a pobreza, abandone a família para ir para o Rio de Janeiro, onde conhece a rica e deprimida Olga (Sônia de Paula), a quem ele aplica o golpe do baú. Com o nome fichado, Mário também decide ir para o Rio em busca de uma nova vida e atrás dele vai Pedro, temendo que o irmão volte a se envolver em problemas.

Para trás fica Zilda (Cláudia Alencar), namorada de Mário, que sempre tratou Luzia como mãe e nem imagina que o amado conheceu outra mulher, Rosa (Patrícia Scalvi), que ficou esperando que um dia ele volte para se casar com ela. No cortiço também moram Sonia (Célia Coutinho) e Gilson (João Signorelli), um casal de trambiqueiros que vive dando golpes e roubam todo o dinheiro que Luzia pede para enviar aos filhos, além de Cristina (Tereza Teller) e Heitor (Alberto Baruque), casal desempregado que não sabe como sustentar o filho João (Wendel Bezerra). Na reta final da novela do SBT, André se apaixona por Isabel (Eliane Giardini), irmã indomável e dominadora de Olga, que volta da Europa.

Leia mais