Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO

Atriz Aracy Balabanian morre aos 83 anos no Rio de Janeiro

Imagem com foto da atriz Aracy Balabanian
Aracy Balabanian morreu aos 83 anos, no Rio de Janeiro (foto: Divulgação/Globo)

A atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. A artista estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela GloboNews. A intérprete da inesquecível Cassandra no seriado Sai de Baixo (1996-2002), da Globo, lutava contra um câncer no pulmão, diagnosticado em outubro de 2022. Na ocasião, ela descobriu a doença durante um tratamento de derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões. A causa da morte ainda não foi divulgada.

+ Sonia Abrão se mete em briga de família de Larissa Manoela: “Mudou o dono”
+ Renata Sorrah se emociona ao se despedir de novela da Globo

Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian nasceu em 22 de fevereiro de 1940. A paixão pelo teatro foi despertada ainda criança, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. “Eu chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, disse ela em depoimento ao Memória Globo.

Para realizar o sonho de ser atriz, Aracy teve que driblar o preconceito, principalmente dentro de casa, uma vez que seu pai não aceitava a escolha da filha em ser atriz: “Eu comecei numa época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro”, relembrou. Na televisão, a atriz despontou como Gabriela do infantil Vila Sésamo, de 1973, e brilhou como protagonista nas novelas Corrida do Ouro (1974) e Bravo! (1975), e surpreendeu o público com as revelações da manipuladora Filomena Ferreto, de A Próxima Vítima (1995).

Apesar de ter estrelado diversas produções de dramaturgia, Aracy Balabanian é lembrada pelo público como a divertida Cassandra, de Sai de Baixo. Para a atriz, o humorístico representava “o sonho de todo ator”, porque misturava teatro com televisão, abrindo espaço para o improviso em cena. “O público gostava quando a gente errava”, disse ela. Nas novelas, ela também integrou o elenco de tramas como Sabor da Paixão (2002), Da Cor do Pecado (2004), Passione (2010), Cheias de Charme (2012), Sol Nascente (2016) e Pega Pega (2017). Seu último trabalho foi uma participação no especial de fim de ano Juntos a Magia Acontece (2019).

Leia mais