Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MUDANÇAS NO COMANDO

Chefão do SBT, Fernando Pelegio pede demissão e deixa a emissora após 43 anos

Foto de Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT
Fernando Pelegio se demitiu do SBT após 43 anos na emissora (foto: Reprodução/SBT)

Depois de mais de quatro décadas como funcionário do SBT, Fernando Pelegio pediu demissão e anunciou sua saída da emissora na manhã desta terça-feira (12). O até então diretor responsável pelas áreas de Criação e Planejamento Artístico decidiu deixar o canal para seguir novos caminhos profissionais e teve o seu desligamento anunciado internamente durante uma reunião que teve todos os diretores de programas da emissora — o evento, convocado desde a semana passada, tinha o propósito de “alinhar expectativas” dos executivos com os novos rumos que a empresa terá.

Em comunicado divulgado para a imprensa pelo SBT no início desta tarde, a emissora exaltou as qualidades de Pelegio e agradeceu “toda a dedicação, profissionalismo e comprometimento” dele ao longo de seus 43 anos como colaborador da empresa. O canal diz que a sua saída foi fruto de uma decisão tomada em comum acordo. Porém, a reportagem do TV Pop apurou que ele escolheu deixar a rede por ter sido fritado internamente nos últimos meses — ele perdeu poder dentro da estrutura da empresa desde a chegada de Daniela Beyruti, que se tornou vice-presidente em abril.

Mesmo tendo pedido demissão, Fernando Pelegio fez questão de salientar que deixa a emissora sendo grato aos seus ex-colegas. “Foram 43 anos de dedicação a uma casa que me deu tudo. Para sempre serei grato a toda família Abravanel, aos amigos Diretores e artistas, a todos os meus chefes com quem sempre aprendi muito e todos os funcionários que lutaram muito, lado a lado, pelo bem do SBT”, pontuou o ex-diretor no anúncio encaminhado para os veículos de comunicação. A emissora, por sua vez, ainda não anunciou quem assumirá os cargos deixados pelo executivo.

A seguir, confira a íntegra do comunicado do SBT sobre a saída de Fernando Pelegio:

São Paulo, 12 de setembro de 2023 – A assessoria de comunicação do SBT informa que o diretor de planejamento artístico e criação Fernando Pelegio, após 43 anos, deixa o SBT para seguir novos projetos profissionais. A saída do executivo do canal se deve a uma decisão em comum acordo com a diretoria da emissora.

O SBT agradece toda a dedicação, profissionalismo e comprometimento de Fernando Pelegio durante esses anos, fazendo parte da equipe que consolidou o sucesso da emissora.

“Foram 43 anos de dedicação a uma casa que me deu tudo. Para sempre serei grato a toda família Abravanel, aos amigos Diretores e artistas, a todos os meus chefes com quem sempre aprendi muito e todos os funcionários que lutaram muito, lado a lado, pelo bem do SBT”, destaca Pelegio.

Sobre Fernando Pelegio

José Fernando Pelegio ingressou no Grupo Silvio Santos em 1980, como office-boy na TV Record, que à época pertencia ao grupo. Filho de um dos maiores iluminadores da história da TV e do cinema, José Pelegio, ascendeu profissionalmente com inteligência, garra e o entendimento do veículo. Já transferido para o SBT, desempenhou diversas funções na engenharia técnica, sempre antenado às novidades em tecnologia, concedendo treinamentos às equipes técnicas de câmeras, softwares e hardwares importados, formando novas gerações de profissionais da casa. Também foi câmera, tendo feito coberturas em externa, como o terremoto no México em 1985, Copas do Mundo, e reportagens para o SBT Repórter no Oriente Médio, com Roberto Cabrini. Mas foi na Criação Visual que Pelegio marcou sua história. Desenhando e gravando aberturas, vinhetas, chamadas, fez parte da criação do primeiro estilo do mascote “Amarelinho”, para a Copa da Itália, em 1990. Foi um dos produtores de vinhetas históricas do SBT como Quem Procura Acha Aqui (87/88/89), Vem que é Bom (90), Se Liga no SBT(93), Fique Ligado no SBT (94), SBT 15 Anos com Você (96), entre outras. Com o vasto conhecimento em tecnologias de animação em vídeo para criação de aberturas, fez parte da equipe que criou a primeira abertura em desenho animado em vídeo para o SBT, do programa Show Maravilha, em 1993. Na década de 2000, implantou o 3D na criação das vinhetas. Na década de 2010, passa a ser Diretor de Planejamento Artístico do SBT, criando programas, e levando atrações ao gosto do público.

Leia mais