Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo define data de estreia de Paraíso Tropical e joga 25% da novela na lata do lixo

Foto da novela Paraíso Tropical
Paraíso Tropical teve 25% de seus capítulos cortados para o Vale a Pena Ver de Novo (foto: Divulgação/TV Globo)

Paraíso Tropical irá ao ar completamente retalhada em Vale a Pena Ver de Novo. A novela, escolhida pessoalmente por Amauri Soares para turbinar os índices da sessão de reprises da Globo, irá perder praticamente um quarto de seus capítulos em sua primeira reapresentação na televisão aberta. A emissora definiu no início da tarde desta segunda (9) todos os detalhes sobre o retorno da trama protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Camila Pitanga e Wagner Moura: o folhetim voltará ao ar na tarde de 4 de dezembro, em dobradinha com Mulheres Apaixonadas.

TV Pop teve acesso ao comunicado enviado pela Globo para suas afiliadas com os detalhes sobre a reapresentação da novela: a história criada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares irá dividir horário com sua antecessora durante toda a sua primeira semana de exibição, entre os dias 4 e 8 de dezembro. O canal, no entanto, sinaliza que ainda não há uma definição se os capítulos iniciais serão transmitidos antes ou depois de Mulheres Apaixonadas — nas últimas reapresentações, a emissora tem colocado a novela estreante no início da faixa do Vale a Pena Ver de Novo.

Mesmo com ibope abaixo das expectativas, Mulheres Apaixonadas sairá de cartaz tendo cumprido à risca o planejamento do setor de Programação da líder de audiência: em maio, o canal definiu que a trama de Manoel Carlos teria 140 capítulos, transmitidos entre os dias 29 de maio e 8 de dezembro. Para agilizar a edição do folhetim e prevenir uma fuga de telespectadores, pouco mais de 30% da história da novela foi eliminada na edição da trama, tendência que será mantida com a reapresentação de Paraíso Tropical.

De acordo com o anúncio feito pela Globo, os 179 capítulos da trama originalmente exibida entre março e setembro de 2007 serão condensados em 135. O folhetim, que ficará no ar até 7 de junho do próximo ano, terá capítulos com 60 minutos de duração, excluindo o tempo destinado para intervalos comerciais — serão quatro por capítulo. A exceção ficará para as quartas-feiras entre 3 de abril e 29 de maio, em que a novela terá episódios com apenas 45 minutos, separados por três pausas comerciais.

Paraíso Tropical se passa em duas cidades: o Rio de Janeiro e a fictícia Marapuã, na Bahia. É no Nordeste que começa a história de amor de Paula (Alessandra Negrini) e Daniel (Fábio Assunção). Paula trabalha como gerente em uma pousada de Pedra Bonita, a meia hora de Marapuã, cidade onde mora sua mãe, Amélia (Susana Vieira), que é a dona do bordel mais famoso da região. Doce, batalhadora e honesta, Paula discorda da forma como a mãe ganha a vida, mas não deixa de respeitá-la, mantendo uma boa relação com ela.

Paula vê sua vida se transformar inteiramente quando Daniel chega a Marapuã, a trabalho, e ela, por coincidência, também está na cidade devido aos problemas de saúde de sua mãe. Daniel é diretor-executivo do Grupo Cavalcanti, um dos mais fortes do país, fundado e presidido pelo poderoso Antenor Cavalcanti (Tony Ramos). Com empreendimentos em diversas áreas, em especial nas indústrias têxtil e na importação de automóveis, o carro-chefe do grupo é a rede de hotelaria, com unidades em todas as principais cidades do Brasil e do exterior.

Leia mais