Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FIM DE UMA ERA

Colunista do Jornal da Globo, Nelson Motta se despede depois de 15 anos

Foto de Nelson Motta para o Jornal da Globo
Nelson Motta se despediu do Jornal da Globo depois de 15 anos (foto: Reprodução/Globo)

Nelson Motta esteve no Jornal da Globo nos últimos 15 anos como colunista de cultura e comportamento. A última edição foi ao ar nesta sexta-feira (29). O comunicador é um jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro.

“Graças a Nelson Motta há 15 anos a sexta-feira se tornou sinônimo de algo de valor inestimável: cultura. Diversas facetas de quem explorou o Jornal da Globo por diversas estradas e agora chega ao seu destino final. A última coluna de Nelson Motta é a despedida dele”, disse o apresentador, Bruno Tavares.

O colunista estreou em 21 de novembro de 2008 com uma conversa com Roberto Carlos. “O Rei riu até do seu problema com TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo)”, disse o colunista. “Nossa coluna sempre foi democrática, tivemos diversos ritmos”, relembrou ele com as inúmeras matérias que fez durante os anos. “Depois de 15 anos e 649 colunas sobre cultura e comportamento. A gente fecha aqui o nosso ciclo no Jornal da Globo agradecendo por todo esse tempo e com alegria de dever cumprido. Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa. Tudo sempre passará”, citou a música Como Uma Onda, composição dele com Lulu Santos em sua despedida.

Apresentador do SBT, Fernando Jordão pede demissão para ter tempo para viajar
Patrocinador de Luciano Huck comemora faturamento bilionário

Na televisão, o jornalista esteve também na GloboNews quando apresentou a segunda temporada da série Nelson Motta Especial, com dez programas, cada um com cinco crônicas sobre arte e cultura em 2011. Participou do Manhattan Connection, no GNT, com Lucas Mendes e Paulo Francis, entre 1992 e 2000.

O artista ganhou o Prêmio APCA 2014 na categoria Música Popular e o Premio Faz Diferença 2014 na categoria Música. Em 2016, foi homenageado no Grammy Latino, e lançou 101 canções que tocaram o Brasil, traçando uma história da música do país. Além da coluna no Jornal da Globo, o comunicador é autor de mais de trezentas músicas, com diversos parceiros, como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Max de Castro, Erasmo Carlos, João Donato e Jota Quest. Foi diretor artístico da gravadora Warner Music, produtor da PolyGram.

Leia mais