Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BONI

Chefão da Globo vende os direitos de música do Fantástico e doa valor para Retiro dos Artistas

Foto de Boni, ex-diretor da Globo, que vendeu os direitos autorais de músicas como o tema do Fantástico
Ex-diretor da Globo, Boni vendeu os direitos autorais de música do Fantástico (foto: Reprodução/Internet)

Ex-diretor da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, vendeu o catálogo de direitos autorais musicais. A MUV Capital, um segmento especializado em ativos financeiros de bens culturais da Hurst Capital, foi a compradora da coleção.

Entre os itens do portfólio vendido, estão a música tema do programa Fantástico, da Globo, e outros sucessos como a música de abertura de Tieta (1989), em que a letra foi escrita sob medida para a novela pelo ex-diretor da Globo em parceria com o compositor Paulo Debétio (1946-2023). O catálogo, que Boni compartilha com os compositores Cecilio Nena e Pancadinha, foi avaliado em R$ 860 mil.

O ex-diretor da emissora líder de audiência anunciou que doará integralmente sua parte, que corresponde a aproximadamente 30% do total, ao Retiro dos Artistas, uma instituição dedicada a acolher artistas em situação de vulnerabilidade e como Solange Couto, Silvio Pozzato, Paulo Cesar Pereio e Rui Resende. A negociação desses direitos autorais foi intermediada pela Veridis Quo, empresa criada por Bruno Boni, filho do empresário, em 2022.

Leandra Leal recebe convite da Globo para remake de Vale Tudo
50 anos da Sessão da Tarde: Globo diz que existe curadoria e divulga filmes mais exibidos

“Eu sabia que essa prática de antecipação de direitos autorais existia há muito tempo no mercado americano e europeu, mas não tinha a dimensão de que era tão fácil fazer isso aqui no Brasil”, relatou Boni em conversa com O Globo. A diretora operacional da MUV Capital, Ana Gabriela Mathias, comemorou a aquisição da música tema do Fantástico e afirmou que a operação tem um significado para o setor de entretenimento. A Hurst Capital já possui uma carteira com R$ 170 milhões em direitos autorais e esse montante abrange 216 catálogos de artistas brasileiros de diversos gêneros musicais, incluindo obras e fonogramas de nomes como Paulo Ricardo, Toquinho e Amado Batista.

Leia mais