Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

SBT muda tudo de novo, troca diretores e provoca caos em novos programas

Foto de Marcelo Kestenbaum, diretor do SBT
Marcelo Kestenbaum deixou o Circo do Tirú antes mesmo da estreia (foto: Reprodução/SBT)

A falta de planejamento continua sendo intrínseca ao SBT: menos de uma semana depois de promover um evento para a imprensa anunciando suas novidades e com pouco mais de 72 horas de antecedência para a estreia do Circo do Tirú, a emissora de Silvio Santos decidiu fazer uma série de modificações em seu novo programa dos sábados. Marcelo Kestenbaum, anunciado ainda no ano passado como diretor-geral da atração, foi afastado do cargo nesta terça-feira (12). A saída do executivo gerou um imenso caos nos bastidores, muito por conta da escolha de sua substituta.

TV Pop apurou que, diante da falta de tempo hábil para remanejar profissionais de outros programas ou para procurar nomes no mercado, o canal precisou escolher por uma solução caseira, promovendo Maria Fernanda Bertone para o comando do projeto. Ela, porém, não tem experiência alguma na direção-geral de atrações. A radialista era chefe de roteiro do formato e, diante das restrições causadas pela pouca antecedência da estreia do Circo do Tirú, acabou por cair de paraquedas no cargo. Por sinal, a troca de comando não é o único problema envolvendo a produção.

Nos bastidores, não são poucas as queixas sobre jornadas excessivas de trabalho. Enfrentando um processo de otimização de custos, a emissora teve dificuldades para montar uma equipe para o projeto, já que os salários ofertados eram muito abaixo da média praticada pelo mercado — a reportagem apurou que o SBT está pagando um salário de R$ 5,5 mil aos redatores do Circo do Tirú, enquanto a Band desembolsa R$ 14 mil para profissionais na mesma função no Programa do João. Com isso, os poucos colaboradores estão precisando se desdobrar e correr contra o tempo.

Mesmo sob o comando de Kestenbaum, diretor experiente, o programa vinha empilhando uma série de problemas: pouco experiente como apresentador, Tirullipa não se habituou ao expediente de uma atração televisiva. A emissora de Silvio Santos mirava em um formato de auditório com a atmosfera semelhante a de um circo, enquanto o comediante queria fazer algo quase idêntico ao apresentado em seus shows, tal qual no especial de Natal da atração, exibido no ano passado — não foi a toa que o agora ex-diretor publicou uma foto agradecendo por ter se livrado do projeto.

Foto de publicação feita pelo diretor Marcelo Kestenbaum
Marcelo Kestenbaum procurou igreja para comemorar saída do Circo do Tirú (foto: Reprodução/Instagram)

Em meio ao caos, SBT volta com Bake Off Brasil

Apesar das dificuldades para administrar o Circo do Tirú, Marcelo Kestenbaum seguiria no projeto normalmente se não tivesse sido afastado do posto pelo SBT: visto como um dos profissionais mais resilientes da emissora, ele já comandou incontáveis programas com execução tão (ou mais) complicada que a atração de Tirullipa. Nos últimos anos, ele esteve a frente do Vem Pra Cá (um dos alvos preferidos de Silvio Santos durante o período de isolamento social), Fábrica de Casamentos, BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, além de ter feito parte da equipe do Domingo Legal.

O executivo, no entanto, se notorizou por comandar o Bake Off Brasil em cinco temporadas: apaixonado pelo formato, ele já visitou até mesmo outras versões da atração pelo mundo para tentar trazer novas ideias para a adaptação brasileira. O programa, no entanto, havia sido formalmente cancelado pela emissora diante da queda vertiginosa de sua audiência nos últimos anos. A rede, porém, decidiu voltar atrás e seguirá produzindo a competição culinária, mas com uma série de alterações. Kestenbaum, por sua vez, já foi reconduzido ao seu antigo posto.

A reportagem do TV Pop apurou que o martelo sobre a continuidade do Bake Off Brasil foi batido apenas nesta semana, depois que executivos da Discovery procuraram a emissora para falar da atração. O conglomerado multinacional sinalizou que tinha interesse na manutenção do programa, estando disposto a arcar com metade dos custos de produção do formato, além de liberdade na escolha de elenco e apresentadores. Como última contrapartida, a empresa pediu para ter a primeira janela de exibição nas próximas temporadas da atração, até então exibida primeiro no SBT.

O conjunto ofertado pela Discovery foi avaliado como extremamente vantajoso pelos executivos da rede. Por mais que os episódios passem a ser disponibilizados primeiro no streaming Max e no Discovery Home&Health, a emissora poderá seguir comercializando a atração normalmente — e já sondou uma série de anunciantes dispostos a seguir investindo no formato. Além disso, o custo do projeto para o SBT cairá drasticamente. Um dos motivos para o cancelamento da atração, além da queda de audiência, era justamente o seu orçamento elevado.

Procurado pelo TV Pop, o SBT confirmou as mudanças no Circo do Tirú, mas minimizou os problemas nos bastidores da nova atração. “Maria Fernanda Bertone, que estava como assistente do Marcelo, vai ficar como diretora do Circo do Tirú. Marcelo Kestenbaum assumirá a nova temporada do Bake Off Brasil, do qual sempre foi diretor, além de ser um expertise no formato. Trata-se apenas de uma reestruturação rotineira em televisão”, afirmou a emissora.

Leia mais