Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
O ESPIGÃO

Globo flerta com novo público e disponibiliza novela que deu prêmio para Susana Vieira

Foto de Susana Vieira
A Globo disponibilizou a novela O Espigão (foto: Reprodução/Globo)

A Globo disponibilizou a novela O Espigão (1974) no Globoplay. A trama foi escrita por Dias Gomes, teve direção de Régis Cardoso e supervisão de Daniel Filho. A produção musical foi de Guto Graça Mello e Eustáquio Senna, sob a coordenação musical de João Araújo.

A produção da Globo contou com as atuações de Milton Moraes, Betty Faria, Débora Duarte, Cláudio Marzo (1940-2015), Milton Gonçalves (1933-2022), Suely Franco e Rosamaria Murtinho. Pelo desempenho como Tina Camará, Susana Vieira ganhou o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

O Espigão traz como protagonista o personagem Lauro Fontana (Milton Moraes), bem-sucedido empresário do ramo hoteleiro, criado em orfanatos e reformatórios e, para sobreviver, ganhou a vida trabalhando como engraxate, jornaleiro, camelô, bicheiro e leão-de-chácara de motéis. Neste último emprego, conseguiu dar o golpe do baú em Cordélia (Suely Franco), a filha fútil e temperamental do seu patrão. Após a morte do sogro, assumiu o comando dos negócios e multiplicou seu patrimônio.

Lauro compensa as frustrações acumuladas no passado miserável com empreendimentos megalomaníacos e o fascínio desmedido pela tecnologia. Seu grande projeto é construir em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o Fontana Sky, prédio de 50 andares, planejado para ser o hotel mais moderno do mundo. O “espigão”, como foi apelidado, teria teatros e cinemas nos andares inferiores, uma piscina em cada andar e rampas de acesso exclusivas para os apartamentos. A magnitude da obra é tamanha que o empresário calcula que “pelo menos cem operários devem morrer durante sua execução”.

Apresentador de Os Donos da Bola diz que quer virar um “comunicador popular”
Sucesso da Globo, Amor à Vida volta para a televisão depois de 11 anos

Para que seu sonho se torne realidade, Fontana precisa tomar posse do local considerado ideal para a construção do edifício: uma área arborizada de mais de cinco mil metros quadrados, onde moram os irmãos Camará, que estão dispostos a conservarem intacta a propriedade, atendendo ao último desejo do falecido pai, o velho advogado Martiniano Pedreira Camará (Ibanez Filho).

Leia mais