Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TEM QUE ASSISTIR DE TUDO

Algoritmo? Funcionária da Globo explica como a emissora escolhe os seus filmes

Cena de Titanic, filme que já foi exibido pela Globo
Titanic já foi exibido pela Globo, transmissão mais recente do longa foi na Temperatura Máxima (foto: Reprodução)

Como são escolhidos os filmes que são exibidos pela Globo na Sessão da Tarde ou na Temperatura Máxima? Debora Margem, analista de conteúdo licenciado da emissora, respondeu alguns dos seus seguidores e revelou os bastidores de como são feitas as escolhas para as sessões de cinema do canal. Na publicação, ela destacou que a primeira coisa que fazem é a contratação dos direitos de exibição do conteúdo.

“Temos relação com as principais distribuidoras do mercado audiovisual, recebemos uma lista com os filmes que estão disponíveis para aquisição da TV aberta. A gente avalia os conteúdos, assiste, entende quais são os conteúdos que a gente quer comprar e adquirir, e aí eles começam a fazer parte do nosso acervo de filmes da TV Globo. E aí, sim, a gente coloca na programação”, explicou ela, que há sete anos trabalha na equipe que escolhe filmes e séries para a programação.

Debora destaca que na hora da escalação de um longa, é levado consideração questões de diversidade e representatividade da trama. “A gente tem um olhar cuidadoso na curadoria, pra cada vez mais trazer conteúdos com representatividade de personagem, de trama, com narrativas universais e que estejam em sintonia com a sociedade”, relatou ela, que é responsável pela escalação dos títulos para a Sessão da Tarde, Temperatura Máxima, Campeões de Bilheteria e Cine BBB.

“Então são coisas bem importantes na hora que a gente tá avaliando o conteúdo, para cada vez mais a nossa audiência se identificar com aquela história que tá sendo contada”, acrescentou a analista. A funcionária da Globo também comentou que são usados alguns relatórios de dados de audiências, perfis de público e desempenho de conteúdos antes da escolha de qual filme será transmitido em qual sessão.

“Acho que o maior desafio é falar com uma audiência tão diversa. A TV Globo fala com milhões de pessoas diariamente, de classes sociais diferentes, de idades diferentes, em todo canto do Brasil. Então, é uma responsabilidade muito grande, e a gente está sempre atento, com olhar muito ligado e em sintonia com a sociedade pra que a nossa audiência se identifique com o conteúdo que a gente passa”, finalizou a colaboradora da emissora.

Leia mais