Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DANILO SCOCHI

Apresentador da Globo é demitido depois de violar código de ética da emissora

Foto de Danilo Scochi
Apresentador da Globo, Danilo Scochi foi demitido depois de se filiar a partido (foto: Reprodução/EPTV)

Danilo Scochi, apresentador da EPTV Ribeirão Preto, afiliada da TV Globo, foi demitido da emissora depois de 17 anos. O jornalista, que era âncora do principal telejornal da emissora na região, se filiou ao partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no início de abril, enquanto estava afastado por um procedimento cirúrgico.

“Sim, fui demitido. O motivo é a filiação. Segundo eles, feriu uma regra do código de ética da empresa. Sobre ser candidato ou não, nada definido. Isso vai acontecer em junho, até o dia 30 é o prazo”, disse ao NaTelinha. “Na verdade, foram somando várias coisas. Como nunca fui ouvido com os pedidos de reconhecimento de acúmulo de funções, como era contra fazer entretenimento para o jornalismo, comecei a procurar um plano B. E a filiação gerou uma questão de conflito de interesse. E antes de qualquer coisa, fui desligado”, contou o ex-apresentador da Globo.

A EPTV confirmou o desligamento de Danilo Scochi, que será substituído provisoriamente pelo repórter Marcos Felipe na apresentação do EPTV2. “O Grupo EP, conglomerado de mídia presente no interior paulista e Sul de Minas, oficializa nesta sexta-feira, 26 de abril, a saída do jornalista Danilo Scochi, que atuava na EPTV Ribeirão. A partir deste momento, o repórter Marcos Felipe assumirá temporariamente as responsabilidades de apresentação, até que sejam definidas novas diretrizes da EPTV Ribeirão”, disse a emissora.

+ Fenômeno de audiência, Jornal da Band faz bonito e supera Record e SBT no mesmo dia
+ Paquitas e empresários entregam polêmicas sobre Xuxa em documentário do Globoplay

“Expressamos nossa sincera gratidão pelos anos de dedicação prestados pelo jornalista Danilo Scochi, desejando-lhe sucesso em sua próxima etapa profissional e em todos os desafios que enfrentar”, completou a EPTV. A filiação do jornalista fere os códigos de ética do canal. Relembre o artigo dos princípios editoriais da Globo sobre profissionais do telejornalismo vinculado a política:

Os jornalistas do Grupo Globo não podem se engajar em campanhas políticas, de forma alguma: nelas trabalhando, anunciando publicamente apoio a candidatos ou usando adereços que os vinculem a partidos. Em seus manuais de redação, os veículos devem criar normas de quarentena para receber de volta jornalistas que tenham pedido demissão a fim de trabalhar para partidos, candidatos ou governos.

Leia mais