Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FORA DO AR DESDE 2020

Florinda Meza reacende polêmica sobre exibição de Chaves

Foto de Chaves
Florinda Meza falou sobre exibição de Chaves (foto: Reprodução/Internet)

Florinda Meza, conhecida como Dona Florinda no seriado Chaves, usou as redes sociais para desabafar sobre a ausência da produção na televisão desde 2020. Roberto Gómez Fernández, herdeiro que administra todo o legado, e a Televisa tiveram um impasse financeiro e não conseguiram chegar a um acordo.

“No auge da pandemia, o contrato com a Televisa pelos direitos literários para as transmissões da série terminou. Eu, como escritora, deveria ter sido convocada para essa negociação, mas não fui”, disse a atriz. “Algo explodiu dentro de mim. Foi como se meu Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) se levantasse da tumba e gritasse ‘você tem que defender meu legado'”, contou a comunicadora.

A atriz afirmou que foi nomeada representante do marido, morto há dez anos, na intenção de proteger seus personagens do mau uso. “O que pior pode ser feito do legado de um gênio do que congelar isso por quase quatro anos?”, afirmou.

As séries Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidas em pelo menos 20 países, em agosto de 2020, em razão de uma disputa entre a rede de televisão Televisa, que tinha os direitos dos programas, e a família de Bolanõs, que é proprietária dos direitos de exploração comercial dos personagens. Na época, o SBT recebeu uma notificação do grupo de mídia mexicano para informar sobre a suspensão do contrato por “um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”.

+ Marlene Mattos recusa participação em documentário sobre as paquitas no Globoplay
+ SBT? Rachel Sheherazade dá indireta ao “antigo emprego” durante reality na Record

Em uma transmissão nas redes sociais em 2021, Roberto Gómez Fernández, garantiu que trabalha para que as séries do pai voltem a ser exibidas na televisão. O executivo, que também é diretor de novelas na Televisa, pediu paciência aos fãs de Chaves. “Eu não posso dormir tranquilo até que volte ao ar. Para mim, é uma prioridade. Espero que esteja de volta logo. Às vezes se tomam decisões em circunstâncias complicadas. E foi o que aconteceu”, explicou o responsável pelas histórias de Chespirito.

Leia mais