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MELISSA VOGEL

Chefona do Ibope pede demissão depois de crise com emissoras por nova medição de audiência

Melissa Vogel, executiva que pediu demissão do Ibope
Melissa Vogel pediu demissão do Ibope depois de crise da empresa com emissoras por causa de nova medição de audiência (foto: Reprodução)

Melissa Vogel, que ocupou o cargo de CEO da Kantar Ibope Media por sete anos, anunciou sua saída da empresa. Segundo informações divulgadas, o desligamento da executiva acontece em um momento em que a companhia enfrenta divergências com Globo, Record e SBT em relação a um novo modelo de aferição de audiência que busca integrar a TV linear e as plataformas digitais.

Conforme reportagem do site NaTelinha, o atrito entre a Kantar e as emissoras alcançou tal magnitude que provocou uma manifestação da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). Fontes afirmam que a demissão de Melissa Vogel pegou muitos profissionais dos bastidores de surpresa.

A executiva, com vasta experiência, convocou uma reunião para anunciar sua decisão de deixar a Kantar Ibope Media, divisão latino-americana da Kantar Media, empresa que é referência global em inteligência de mídia. Vogel começou na empresa há 28 anos, como estagiária, e passou por diversas áreas até alcançar a liderança da companhia.

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Procurado pela publicação, o Ibope informou que Márcio Costa, que anteriormente era diretor de Operações para a América Latina e com 13 anos de casa, assumirá o cargo deixado por Vogel. Em nota, Melissa Vogel falou sobre o período na empresa. “Saio confiante do sólido caminho que construímos. Tenho certeza de que Márcio e Adriana darão continuidade ao legado da Kantar Ibope Media”, disse a executiva.

A saída de Melissa Vogel coincide com um momento em que a Kantar Ibope Media enfrenta dificuldades de relacionamento com as grandes emissoras de televisão. A empresa propôs recentemente às emissoras um novo modelo de medição de audiência, abrangendo TV, internet e outras mídias, em tempo real. Contudo, Globo, Record, SBT e outras empresas do ramo audiovisual não concordaram com os parâmetros das métricas apresentadas e pediram ajustes.

O descontentamento piorou depois que as emissoras de TV descobriram que o Ibope começou a apresentar aos anunciantes o modelo de medição que não havia sido aprovado por elas. A tensão nos bastidores atingiu seu ápice em 24 de abril, quando a ABERT emitiu uma nota contra o novo formato de medição integrada de audiência. Embora não mencionasse explicitamente a Kantar Ibope Media, a mensagem era claramente direcionada à empresa, revelando uma crise de relacionamento histórica.

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