Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
ANÁLISE

Sintonia volta a Netflix para mostrar que a favela continua vencendo

Foto de divulgação da segunda temporada de Sintonia
Sintonia é um dos maiores sucessos do streaming brasileiro (foto: Divulgação/Netflix)

Na próxima quarta, dia 27, Sintonia chega com novos episódios a Netflix. Serão seis novos episódios mostrando o crescimento do nosso trio protagonista nos caminhos que escolheram na última temporada, e com um elenco vibrando que tenha um novo ciclo.

O seriado teve uma troca nos bastidores, agora tem a Gullane como produtora da nova leva dos episódios. Movimento causado pela LosBragas, a produtora anterior, ter um novo posicionamento na sua forma de atuação. A KondZilla continua como coprodutora da série. Mas essa alteração não teve efeitos práticos na nova temporada, no máximo as artes que pulavam a tela mostrando as redes sociais que estão diferentes e alguns atores que não voltaram — mas isso é praxe de série brasileira. O seriado também continuou com o projeto de inserir ex-detentos que aprenderam artes cênicas para atuar na série. Talvez um dos motivos que não consigo falar sobre a atuação.

Como é uma trama que trata sobre Funk, é claro que não poderia faltar o fluxo, né? Bem, pode. Devido as restrições da crise sanitária, impedem nem que seja uma pequena aglomeração, foram usados efeitos visuais e imagens de outros eventos e até uma solução no roteiro que tenha menos cenas de pessoas aglomeradas. Passados dez meses dos acontecimentos que finalizaram o ano passado, vemos Doni em sua Ascenção a fama, mas vendo que não é tudo perfeito, Nando que está cada vez mais enfiado no crime, agora comandando toda a favela e Rita em sua caminhada pela fé. É praticamente os três pilares principais que demonstra o funcionamento das favelas.

A trama da Rita para mim, mesmo que queriam mostrar a fé, e como ela pega no pesado para conseguir o que quer, mas não tem todo o glamour e luxo que os outros núcleos têm. Poderiam utilizar para mostrar como certas igrejas usam seus fiéis para extorsão. E como é uma produção do KondZilla, não podia faltar o principal: músicas! Além da participação de Alok e MC Kevinho em Taca no Chão que mistura Pop com Funk, tem a participação da MC Fanieh, interpretando a MC Luzi, em Não Pode Parar. Outras músicas que vão compor a temporada é Rebola sem Sentimento e Meu Pai. Jottapê também utilizou a plataforma para divulgar músicas do seu próprio repertório, Nem Guindaste em parceria com a Milla também compõe a trilha sonora. Aliás, a cantora faz uma ponta em Sintonia.

O retorno vem em um momento importante a empresa. Com os aumentos expressivos na mensalidade, houve uma estagnação no aumento de assinantes na América Latina. A série atrai principalmente o publico da periferia que pode ter cancelado a assinatura devido o preço e a alta da inflação. Não podemos esquecer o sucesso que a série teve quando o primeiro episódio foi disponibilizado no canal KondZilla gratuitamente.

Mateus Ribeiro é engenheiro por formação, e nas horas vagas se diverte maratonando séries e assistindo programas de origem duvidosa da televisão brasileira. No TV Pop, escreve semanalmente sobre as séries produzidas pela indústria norte-americana. Converse com ele pelo Twitter @omateusribeiro. Leia aqui o histórico do colunista no site.

Leia mais