Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LUTO NA DRAMATURGIA

Gilberto Braga, autor de Vale Tudo e Celebridade, morre aos 75 anos

Imagem com foto do autor Gilberto Braga
Gilberto Braga morreu aos 75 anos; ele foi autor de novelas de sucesso da TV brasileira (foto: Globo/João Miguel Júnior)

Gilberto Braga morreu nesta terça-feira (26) aos 75 anos. O autor de novelas sofria de Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Entre os folhetins de maior sucesso do roteirista estão Vale Tudo (1988), Dancin’ Days (1978), O Dono do Mundo (1991), Força de um Desejo (1999), Celebridade (2003) e Paraíso Tropical (2007), em exibição na TV paga pelo Canal Viva.

De acordo com informações do colunista Ancelmo Gois, de O Globo, Braga enfrentou nos últimos dias uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago, sem conseguir resistir as complicações. Ele era casado com o decorador Edgar Moura Brasil. Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa.

Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo. Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, para um Caso Especial. Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com Escrava Isaura. Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: Dancin’ Days. Sua estreia em minisséries foi com Anos Dourados, em 1986.

Em agosto, a Globo cancelou a produção da novela Feira das Vaidades, de autoria de Gilberto Braga, que já contava com cerca de 80 capítulos escritos. O folhetim seria exibido na faixa das seis e contaria com direção Dennis Carvalho. A equipe o autor já havia começado a escalação de elenco da novela das seis. O ator Cassio Gabus Mendes tinha sido até convidado para um papel de destaque na trama. A história era baseada em Vanity Fair, de William Makepeace Thackeray do século XIX, que foi adaptada para os anos 1920, no Rio de Janeiro.

Leia mais