Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVA APOSTA DA NETFLIX

Live action de Cowboy Bebop acerta na estética, mas falha na essência

Foto de divulgação da série Cowboy Bebop
Cowboy Bebop é a mais nova aposta controversa da Netflix (foto: Divulgação/Netflix)

A Netflix lançou recentemente a versão live action de Cowboy Bebop — em dez episódios, a gigante do streaming tenta adaptar o cultuado anime de 1998. A obra conta com John Cho, Mustafa Shakir e Daniella Pineda como os tripulantes da nave. No entanto, o seriado não se parece com nada da animação. Não é de hoje que a plataforma tenta transformar obras animadas em séries: apenas para citar alguns casos, já tivemos o fracasso retumbante de Death Note e uma adaptação de Clube das Winx, que de Winx, só leva o nome.

Dessa vez eles tentaram algo diferente. Esteticamente falando, os cenários da Bebop são idênticos, as roupas que os atores usam também. É como se algumas cenas ganhassem vida. Se estava tudo tão bem, o que deu errado? Devemos então falar sobre a história. A Lua sofre uma explosão, causando a destruição da Terra (História que só serve de pano de fundo), então os mais ricos fogem do planeta e colonizam outros. Com o aumento exorbitante da população, a violência também aumenta, ocasionando o aparecimento de caçadores de recompensa, ou como chamam, os Cowboys.

A nossa história parte daí, com Jet, um ex-policial, e Spike, um ex-membro do sindicato criminoso Dragão Vermelho. Com o passar dos episódios entram outros personagens a história, Faye Valentine, Ed e o belíssimo cachorrinho Ein completam a tripulação da Bebop. Não pense que é um western espacial de mocinhos caçando os bandidos, são pessoas que apenas querem viver e o motivo que caçarem procurados da justiça é para eles não passarem fome. São pessoas que se encontraram pelo caminho e querem se encontrar, seja Jet e Spike fugindo do seu passado e Faye e Ed tentando descobrir seu passado.

E é nisso que a série da Netflix erra. Ela não consegue entender o tom melancólico que a animação traz, trazendo um aumento expressivo em comédia, alteram a história do passado do Jet e Faye e transformam Vicious num vilão caricato, talvez um dos piores erros da adaptação, dando mais destaque a ele e Julia. Você pode vir aqui e falar que o primeiro episódio é praticamente uma releitura do primeiro episódio, só que com mais informações devido o aumento de tempo, de 20 minutos a 50 minutos. Mas é apenas isto, o restante da adaptação utiliza um ou mais procurados para ocupar todo o tempo, mudando até o motivo de estarem fazendo aquilo.

Eu não quero que a série seja uma cópia exata do desenho, sou a favor de mudanças na história em que elas façam sentidos e não fique aquele pensamento “Por que fizeram?” ou “Só fizeram para surfar no sucesso”. Eles utilizam personagens da história original e modificam completamente, a ponto de até de retirar o sentido de ele estar ali. É até difícil comentar sem soltar spoilers das duas versões.

O universo de Cowboy Bebop é tão maravilhoso que poderiam utilizar para criar outros personagens e inserir neste universo para contar a história que querem. Para mim que já vi o Anime, não foi bom ver essas histórias alteradas, mas para quem nunca viu? Vai ter uma grande aventura nesse universo maravilhoso e se entreter. See You Space Cowboy.

Mateus Ribeiro é engenheiro por formação, e nas horas vagas se diverte maratonando séries e assistindo programas de origem duvidosa da televisão brasileira. No TV Pop, escreve semanalmente sobre as séries produzidas pela indústria norte-americana. Converse com ele pelo Twitter @omateusribeiro. Leia aqui o histórico do colunista no site.

Leia mais