Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
POUCOS TELEVISORES LIGADOS

Jornal da Globo termina 2021 com a pior audiência da história

Imagem com foto de Renata Lo Prete na bancada do Jornal da Globo
Renata Lo Prete no Jornal da Globo; jornal vai encerrar 2021 com a pior audiência da história (foto: Reprodução/Globo)

Apresentado por Renata Lo Prete nas madrugadas da Globo, o Jornal da Globo vai terminar 2021 com a pior audiência da história na região metropolitana de São Paulo e no mercado nacional. De acordo com dados de audiência divulgados nesta segunda-feira (20), o jornalístico tem perdido público por causa do baixo número de televisores ligados na faixa em que é exibido.

Segundo o jornalista Vinícius Andrade, do Notícias da TV, de janeiro a 14 de dezembro deste ano, o noticioso anotou 7,1 pontos de média e 27% de share (participação de televisores que sintonizaram no programa) no PNT (Painel Nacional de Televisão), que considera as 15 principais regiões metropolitanas do país. O Jornal da Globo tem perdido público desde 2017, quando a média foi de 9,3 pontos. Em 2018, a audiência subiu para 8,5; depois caiu para 8,3 em 2019; e fechou 2020 com 7,7 pontos.

Na Grande São Paulo, o telejornal de rede que encerra o dia na Globo havia aumentado o público de 2018 para o ano passado, mas não sustentou a tendência de crescimento em 2021. O derretimento de ibope foi de 9,3 para 8,2 pontos de um ano para o outro. Após o fim da temporada do Big Brother Brasil, em maio, o Jornal da Globo sofreu recebendo audiência de atrações que são transmitidas no horário nobre do canal e que não tiveram bom desempenho de público. Além disso, houve queda no índice de televisores ligados no horário.

Ainda de acordo com a publicação, pela primeira vez na história menos de 30% dos televisores estavam ligados na faixa do Jornal da Globo em 2021, que fechou o ano em 26%. A queda de 4% em relação ao ano passado aconteceu porque naquele período mais TVs espalhadas pelo Brasil estiveram ligadas de madrugada por causa das restrições provocadas pela crise sanitária. Em São Paulo, o tombo foi de 36% para 30%. Apesar da queda na quantidade de telespectadores assistindo TV na madrugada, o Jornal da Globo não terá recorde negativo na média de ibope em participação (share).

No mercado nacional, o programa de Renata Lo Prete teve recorde negativo em participação (share) em 2020, quando marcou 25,4% ao longo do ano. Entre os paulistas, o share de 2021 está em 27,2%, superior aos 24,7% anotados em de 2019, até agora o pior da história. Além dos problemas de audiência, uma queixa recorrente entre aos profissionais que trabalham no Jornal da Globo é o horário tardio em que o telejornal entra no ar, conforme divulgou o TV Pop em novembro.

Leia mais