Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
CRISE SANITÁRIA

Globo sofre com surto de Covid-19 e até executivo é afastado do trabalho

Imagem com foto do diretor Ricardo Waddington em frente ao estúdio MG4 nos Estúdios Globo no Rio de Janeiro
Ricardo Waddington, diretor de entretenimento da Globo, foi diagnosticado com Covid-19 (foto: Globo/Estevam Avellar)

Com o avanço das novas infecções de Covid-19 pelo país, as emissoras de televisão também estão sendo atingidas pelo surto da doença respiratória. Na Globo, até mesmo Ricardo Waddington, diretor de entretenimento, de 61 anos, testou positivo. As informações foram publicadas pela jornalista Cleo Guimarães, de Veja.

Na última quinta-feira (6), a Globo distribuiu um comunicado interno e anunciou que 144 colaboradores foram infectados neste início de 2022. A líder de audiência também reforçou o discurso da importância de seguir protocolos e estar com a vacinação em dia. De acordo com o site Notícias da TV, 40 profissionais do Jornalismo também foram afastados do trabalho por causa da doença.

Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, enviou e-mail aos profissionais pedindo cuidado e explicando os protocolos de segurança a serem seguidos e mantidos. Até a última quarta-feira (5), eram 17 profissionais afastados da Redação do Rio de Janeiro e 20 da equipe de jornalismo de São Paulo. A apresentadora Christiane Pelajo recebeu resultado positivo para a doença e foi substituída por Marcelo Cosme no comando do Edição das 16h.

Leia o e-mail enviado por Ali Kamel aos profissionais do Jornalismo:

“Como todos nós sabemos e estamos noticiando, a variante Ômicron chegou com força.

É então imprescindível que redobremos nossos cuidados, na nossa vida profissional, mas também na nossa vida pessoal. Precisamos usar máscara o tempo todo no ambiente de trabalho, higienizar mãos e equipamentos e evitar aglomerações.

Com o repique, é preciso relembrar alguns procedimentos que adotamos desde o início da pandemia e que continuam a ser adotados.

1) Só são afastados contatos próximos de pessoas que contraíram a Covid: aqueles que ficaram com a pessoa que testou positivo no dia ou no dia anterior aos primeiros sintomas por mais de 15 minutos, a menos de um metro e meio e sem máscara. Como todos usamos máscaras o tempo todo, os contatos próximos se mostraram extremamente raros. Estudos internos confirmaram que uma pessoa com Covid raramente passou para outros da equipe. Casos de contar nos dedos e apenas nos primeiros dois meses da pandemia. Por isso, a necessidade de mantermos o uso de máscaras e seguirmos o protocolo.

2) Não afastamos contatos de contatos. Ou seja, se alguém esteve próximo de alguém que, em outra situação, esteve próximo de um contato de uma pessoa com Covid, essa pessoa não precisa ser afastada. Esse sempre foi nosso procedimento.

3) Afastamos aqueles que moram com pessoas com Covid. O Comitê que estuda as medidas profiláticas em relação à Covid vai discutir na sexta o prazo de afastamento, adotando critérios do CDC americano e de agências de países europeus e da Anvisa.

4) Todos os que têm sintomas não devem vir trabalhar. Devem avisar o gestor e serão testados no prazo de três dias. Esse prazo é importante para evitar falsos negativos.

Essas medidas vêm sendo adotadas com sucesso desde março de 2020. Foi com elas que chegamos até aqui. É com elas que vamos continuar mais seguros.

Em relação a 2020 e 2021, há uma coisa positiva: todos estamos vacinados com duas doses. Muitos, com o reforço. E a Ômicron tem se mostrado branda nesses casos. Mas isso não nos fará relaxar.”

 

Globo reforça testes com elenco em meio ao novo surto de Covid-19

Apesar do aumento de casos do vírus da crise sanitária em todo o país, a Globo segue a todo vapor com as gravações de Além da Ilusão, próxima novela das seis inédita protagonizada por Larissa Manoela. A líder de audiência reforçou os protocolos de segurança nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com testes diários de exames do tipo PCR nos profissionais que ficam sem máscara, principalmente os atores.

Com estreia prevista para 7 de fevereiro, o folhetim será o primeiro trabalho de Larissa Manoela na emissora. A famosa vai interpretar Elisa na primeira fase, e sua irmã, Isadora, após a passagem de dez anos na história ambientada em Campos dos Goytacazes (RJ). De acordo com informações da colunista Patricia Kogut, de O Globo, algumas pessoas da equipe da novela testaram positivo para o vírus da doença respiratória após o avanço da variante ômicron no país.

Por causa das infecções, os roteiros da novela de Alessandra Poggi precisaram sofrer alterações, que acontecem diariamente ou até mesmo durante os trabalhos das cenas do núcleo principal da história. Para evitar que o vírus se espalhe, a Globo testa todos os colaboradores envolvidos diretamente com a produção.

Leia mais