Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EM NOS TEMPOS DO IMPERADOR

Globo tentou abafar escândalo de racismo para não perder patrocinadores

Imagem com montagem das fotos das atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues
As atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues; Globo teria tentado abafar escândalo de racismo (foto: Globo/João Cotta/Victor Pollak/Paulo Belote)

Os bastidores da Globo ainda estão agitados por causa das denúncias de racismo na novela Nos Tempos do Imperador, que chegou ao fim do dia 4 de fevereiro. De acordo com informações divulgadas por Fabrício Falcheti, do site NaTelinha, o afastamento do diretor Vinícius Coimbra dos trabalhos de Mar do Sertão, próxima novela das seis, foi a primeira medida tomada após investigações internas e tentativas de esconder o caso enquanto o folhetim estava no ar. Segundo a publicação, o medo da emissora era de que o escândalo espantasse patrocinadores.

O departamento de compliance da líder de audiência continua apurando as denúncias internamente e não descarta a demissão do diretor e de outras pessoas envolvidas na produção que foram denunciadas pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues. Por medo de perder patrocinadores, a Globo teria montado uma operação de guerra para tentar abafar o assunto enquanto a novela estava no ar.

Na semana passada, a colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, revelou que Cinnara, Dani e Roberta haviam procurado a Globo para reclamar do comportamento de Coimbra e sua equipe. Os diretores Ricardo Waddington, dos Estúdios Globo, e José Luiz Villamarim, de Dramaturgia, foram avisados das queixas das artistas e disseram a elas e seus representantes que providências seriam tomadas. Como não houve mudança nas posturas da direção e produção da trama, as atrizes fizeram queixa formal no departamento de compliance da empresa.

As atrizes relataram que Vinicius Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores da novela. Nos bastidores do folhetim das seis da Globo, as pessoas entre elenco branco e negro eram separadas, incluindo nos camarins. Elas aguardam, por orientação jurídica, o fim da investigação interna para decidirem se vão processar a Globo e Coimbra na Justiça comum. Por causa dos acontecimentos, Cinnara, Dani e Roberta estão fazendo tratamento psicológico.

No sábado, elas divulgaram um comunicado em conjunto. “Neste momento nós não vamos nos manifestar sobre o ocorrido. Estamos nos recuperando e precisamos de forças para seguir. Estamos acompanhadas de um corpo jurídico e tudo corre em sigilo. Nós queremos agradecer todo apoio, acolhimento, carinho e amor recebidos de todos vocês como cura neste momento. Nós não vamos sucumbir por antes de nós, por nós e para além de nós! Logo em breve será possível falar com todos”, diz a nota.

Em contato com o TV Pop na semana passada, a assessoria de imprensa de Vinicius Coimbra enviou a seguinte manifestação:. “O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias”. A Globo não comenta questões relacionadas a compliance em razão do “compromisso de sigilo previsto no Código de Ética”.

Leia mais