Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
GAFE

Jovem Pan exibe imagens de game como se fossem de invasão à Ucrânia

Imagens com foto do momento em que a Jovem Pan exibe imagens de videogame como se fosse de conflito na Ucrânia (foto: Reprodução)
Jovem Pan exibe imagens de videogame como se fosse de conflito na Ucrânia (foto: Reprodução)

Uma gafe da Jovem Pan News marcou o início da cobertura da invasão da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24). O caçula dos canais de notícias da TV por assinatura colocou no ar um vídeo de uma série de disparos de tiros contra um avião e de mísseis no céu como se fossem imagens do conflito no leste europeu. No entanto, o vídeo foi publicado nas redes sociais e se trata de uma parte do jogo de videogame Arma 3.

O deslize da emissora do empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, aconteceu por volta das 9h20, quando o comentarista Luís Artur Nogueira falava sobre os reflexos do conflito entre Rússia e Ucrânia na economia mundial no Jornal da Manhã. Enquanto ele falava, a tela foi dividida em duas, e do lado direito foram mostradas imagens de ataques com mísseis e armas disparando contra uma aeronave.

As imagens foram analisadas pela agência de checagem de notícias Lupa, que desmentiu que o material fosse de um ataque na Ucrânia. “Na realidade, as cenas foram extraídas do jogo de videogame Arma 3, criado pelo estúdio Bohemia Interactive Studio e lançado em 2013. A história do jogo se passa durante um conflito militar fictício, causado por uma operação fracassada da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na futura década de 2030”, explica o texto.

A Jovem Pan News virou piada nas redes sociais por exibir trechos de um jogo de videogame como se fosse de uma guerra real. A emissora publicou o vídeo em uma de suas páginas na internet, que continuava no ar até a manhã de sexta-feira (25). “Simplesmente cenas de Arma 3 no meio da reportagem dos caras”, escreveu um perfil. “Tive que ver o vídeo para crer que a Jovem Pan meteu imagens do jogo Arma 3 como se fosse na Ucrânia. Que nível”, disse outro. “Engraçado que mostraram a cena de um jogo de guerra”, comentou outro seguidor do canal.

Leia mais