Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SEM GLOBO

Aguinaldo Silva oferece nova versão de Tieta para plataformas de streaming; autor nega

Imagem com foto de Betty Faria como Tieta na primeira versão do folhetim
Betty Faria interpretou Tieta na primeira versão da novela (foto: Globo/Divulgação)

Demitido da Globo após 40 anos, Aguinaldo Silva quer produzir uma nova versão de Tieta (1989) em 2023. De acordo com informações publicadas pelo jornalista Daniel César, do site NaTelinha, o novelista está negociando com plataformas de streaming para levar um modelo repaginado da história baseada na obra de Jorge Amado. A trama fez sucesso na Globo no final dos anos 90 e teve Betty Faria interpretando a protagonista. A versão original está disponível aos assinantes do Globoplay, que não chegou a ser procurado pelo dramaturgo para negociar o remake. Em suas redes sociais, o autor negou a informação.

Segundo a publicação, Silva já tem o projeto desenhado com um número menor de capítulos em relação ao original, que contou com 196 episódios entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990. A trama foi a 41ª novela das oito, como eram chamadas as tramas exibidas na grade de programação após o Jornal Nacional. A nova versão de Tieta seria específica para serviços de vídeo sob demanda, como a Netflix, com a qual Silva já se reuniu para apresentar o projeto. Há otimismo nos bastidores da empresa norte-americana, mas ainda não se sabe se de fato a ideia será levada adiante.

Um dos argumentos apresentados por Aguinaldo Silva aos serviços de streaming, segundo o jornalista, é de que a primeira exibição da trama foi um sucesso incontestável. Na época, a novela terminou com média geral de 65 pontos, anotando o melhor desempenho de um folhetim das 20h na década de 1980. No entanto, ainda não se sabe se os direitos da obra ainda pertencem à atriz Betty Faria, que havia comprado a história na época. Além de Netflix, Silva também teria oferecido a nova Tieta para Amazon Prime Video e Band. No caso da emissora aberta, ela não pretende reativar seu departamento de dramaturgia neste momento e, por isso, não há prazo definido para a retomada de investimento na área.

Leia mais