Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FORA DO AR

Viúva de Chaves, Florinda Meza entra na briga pela volta da série à TV

Imagem com foto do elenco do seriado Chaves
Elenco do seriado Chaves; Florinda Meza revela luta pela volta da série à televisão (foto: Reprodução)

Florinda Meza, viúva do comediante Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), entrou na briga pela volta das séries Chaves e Chapolin à televisão. Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (14), a Dona Florinda do seriado mexicano revelou que está lutando para que as produções voltem às telinhas em breve e faça valer a vontade do humorista, que não permitia que suas obras deixassem de ser transmitidas ao público.

“Meu coração de Chapolin está triste, porque o programa Chespirito não se vê nas telas de um mundo tão necessitado de risos e alegria”, disse ela no Twitter. “Se fosse por mim, o programa nunca teria saído das telas. Por isso, agora estou em plena luta legal para que se respeite a vontade de meu Rober e para que o programa volte ao ar”, continuou a atriz de 73 anos. Nos comentários, um seguidor identificado como Abdala Bucaram detonou Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, responsável por cuidar das obras do pai.

“A verdade é que você, Florinda, não é muito apreciada. Mas é verdade que o filho do senhor Bolaños é um miserável que tirou do ar o Chaves e nosso Chapolin. É um infame que não entende que o Chaves pertence ao mundo. Se fosse como seu pai não faria essa maldade”, opinou o perfil. Ao responder, Florinda afirmou que não esteve envolvida na decisão dos herdeiros de Chaves em suspender a exibição das séries em todo o mundo. “Eu jamais teria permitido que o programa fosse deixado de ser transmitido. Não é o que o meu Rober queria. Por isso, agora estou lutando legalmente para que possa voltar”, garantiu ela.

Chaves fora do ar no mundo todo

As séries Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidas em pelo menos 20 países, em agosto de 2020, em razão de uma disputa entre a rede de televisão Televisa, que tinha os direitos dos programas, e a família de Bolanõs, que é proprietária dos direitos de exploração comercial dos personagens. Na época, o SBT recebeu uma notificação da grupo de mídia mexicano para informar sobre a suspensão do contrato por “um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”.

Édgar Vivar, que interpretou os personagens Nhonho e Senhor Barriga em Chaves, revelou em entrevista que Chespirito –como era conhecido Bolaños– havia cedido à Televisa os direitos de seus personagens até 31 de julho de 2020. Segundo ele, quando essa data chegou, “esses direitos não foram renovados, a Televisa não quis pagar”. O ator afirmou que conseguiu as informações “em primeira mão” depois de conversar com Roberto Gómez Fernández, filho do comediante.

No ano passado, em uma transmissão nas redes sociais, Fernández garantiu que trabalha para que as séries do pai voltem a ser exibidas na televisão. O executivo, que também é diretor de novelas, pediu paciência aos fãs de Chaves. “Eu não posso dormir tranquilo até que volte ao ar. Para mim, é uma prioridade. Espero que esteja de volta logo. Às vezes se tomam decisões em circunstâncias complicadas. E foi o que aconteceu”, explicou o responsável pelas histórias de Chespirito.

“Uma cadeia de circunstâncias de pessoas envolvidas, eu me incluo, que tomaram decisões que levaram a isso. Tenho que fazer até o impossível para que retorne. E logo voltará. Peço um pouco de paciência, mas posso dizer com certeza que as séries voltarão. E espero que seja logo”, afirmou. A Televisa tem em seu acervo aproximadamente 1.200 episódios de Chaves, Chapolin e do programa Chespirito.

Leia mais