Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXPECTATIVA

GloboNews inicia contagem regressiva para cobertura das eleições 2022

Imagem com foto de Andréia Sadi durante filme da campanha das eleições 2022 na GloboNews
Andréia Sadi durante filme da campanha das eleições 2022 na GloboNews (foto: Divulgação/Globo)

A GloboNews iniciou nesta segunda-feira (28) a contagem regressiva para a maior cobertura eleitoral da sua história. O canal de notícias da Globo começou a exibir nos intervalos da programação filmetes de 15 segundos estrelados por jornalistas de política do canal, como Andréia Sadi, Fernando Gabeira, Flávia Oliveira, Julia Duailibi, Merval Pereira, Miriam Leitão, Natuza Nery e Octavio Guedes.

Nessa primeira fase da campanha, o sinal da urna eletrônica invade o canal, mostrando que a cobertura das eleições já está presente no dia a dia da GloboNews e de toda equipe. Os filmes mostram os profissionais em situações rotineiras, pegando o elevador, atendendo o telefone, passando pela catraca, mexendo na impressora, na máquina de café, quando o som habitual de cada equipamento é substituído pelo sinal sonoro da urna.

Na contagem regressiva para outubro, todo o time de repórteres, apresentadores e comentaristas da GloboNews está voltado para a cobertura política e com a missão de manter a população bem-informada. A próxima fase da campanha, que vai tratar do aquecimento do canal para a cobertura, haverá a participação de outros profissionais do casting como Nilson Klava, André Trigueiro, Gerson Camarotti, Mônica Waldvogel, Carlos Sardenberg e Marina Franceschini.

GloboNews entra para a história da TV ao ficar 264 horas seguidas ao vivo

No início do mês, a GloboNews fez história na televisão e bateu o seu próprio recorde com mais de 264 horas seguidas com conteúdo ao vivo, sem recorrer para reapresentações ou programas gravados previamente, com a cobertura dos desdobramentos da guerra na Ucrânia. A maratona da emissora começou às 23h58 de 23 de fevereiro, durante um plantão especial comandado por Erick Bang, e só chegou ao fim à 0h53 de 7 de março, com o fim da Edição da Meia-Noite. Foram, ao todo, mais de 11 dias parando apenas para intervalos.

A marca de 264 horas e 55 minutos exibindo apenas programas ao vivo e intervalos comerciais se converteu na mais longa transmissão ao vivo em mais de sete décadas de história da televisão brasileira. Curiosamente, o recorde anterior também pertencia ao canal de notícias da Globo: a agora segunda cobertura mais duradoura foi de 138 horas e 3 minutos, entre às 6h00 do dia 3 de novembro de 2020 e 0h03 do dia 9 do mesmo mês, com o noticiário sobre o desdobramento das eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Nenhuma outra emissora noticiosa do Brasil chegou perto de ultrapassar os recordes da GloboNews: mesmo com o auxílio estrutural da matriz americana, a CNN Brasil desistiu rapidamente da cobertura ininterrupta e ficou ao vivo apenas durante os dois primeiros dias do conflito, assim como a BandNews TV. Diferentemente das concorrentes, a Jovem Pan News e a Record News não apostaram em maratonas sobre o tema e apenas promoveram mudanças em sua programação, ampliando a presença de telejornais ao vivo durante a faixa da madrugada.

Leia mais