Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DESTAQUE NA TRAMA

Juliana Paes conta como foi interpretar Maria Marruá na novela Pantanal

Foto da atriz Juliana Paes
Juliana Paes interpretou Maria Marruá na novela Pantanal (foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

Juliana Paes, que interpretou a misteriosa Maria Marruá, mãe de Juma (Alanis Guillen), contou em entrevista para a Quem com foi o processo de criação da personagem na novela Pantanal, exibida pela TV Globo. Ela ainda acredita que a decisão de manter aspectos misteriosos à trama, foi uma decisão inteligente do diretor Rogério Gomes, o Papinha, que recentemente pediu demissão da líder de audiência. “Nessa versão, acho que o Papa optou por deixar mais o mistério do Pantanal, a lenda”, contou.

“Foi uma escolha do nosso diretor trabalhar essa aura de mistério. Não vemos nenhuma cena no estilo X-Men. A transformação é uma percepção de cada um. Entre os próprios personagens da história, tem quem ache que é ‘falação’ a mulher virar onça, por exemplo. Tem quem acredita e acho que cada um do público vai perceber a sua maneira”, analisou a atriz, que ainda comentou como foi interpretar a personagem do folhetim das 21h.

“O processo diário de Pantanal é catártico. Não foi esforço nenhum ter uma caracterização como a da Maria Marruá, muito pelo contrário. É gratificante poder abrir mão da vaidade pela estética vigente. Mais do que isso: vi beleza e poesia nas marcas do tempo. É bacana poder abrir mão da vaidade. Para mim, não foi esforço nenhum”, disse ela, destacando sua ida ao Pantanal e como isso ajudou a compor sua personagem.

“Nas idas à fazenda do Almir [Sater], ficava atenta à forma como as pessoas falavam e vinham ideias de composição. É um processo dinâmico e nada muito cartesiano. Estar no Pantanal foi muito importante para compor a personagem. Nunca tinha estado lá. A Maria tinha elementos muitos específicos porque ela não era do Pantanal. Ela veio do Sarandi. A gente trabalhou um jeito de falar para ficar alinhado com o elenco, mas tínhamos que ter um salpico com o Sul, afinal a família era de lá. É gostoso criar o tempo inteiro. Tinha receio de perder o sotaque”, finalizou Juliana Paes.

Leia mais