Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
TYNDARO MENEZES

Globo demite chefe de jornalismo citado em denúncia de corrupção

Imagem com logo da TV Globo
Globo demitiu jornalista citado em denúncia de corrupção (foto: Reprodução/Globo)

Chefe de jornalismo investigativo da Globo no Rio de Janeiro, Tyndaro Menezes foi demitido pela emissora na última terça-feira (17). O nome do jornalista aparece em uma investigação do Ministério Público do Rio sobre um negócio suspeito na área da saúde em que estão envolvidos o empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, o Rei Arthur, e o delegado Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior, afastado da Polícia Civil acusado de corrupção.

De acordo com informações do site SBT News, o ex-titular da Delegacia Fazendária fluminense foi denunciado na semana passada por corrupção e lavagem de dinheiro pelo recebimento de R$ 2 milhões de propinas do empresário. Os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) anexaram um adendo à denúncia criminal contra Rei Arthur e Almeida Júnior para abrir novos procedimentos criminais. Eles relatam no documento que supostos outros ilícitos foram descobertos nas investigações.

Em um dos casos, o delegado estaria intermediando para fornecimento de insumos para uma grande rede de hospitais. “O envolvimento de Tyndaro Menezes com o denunciado Ângelo Ribeiro fica ainda mais evidente no e-mail, enviado pelo denunciado a pessoa não identificada, onde ele expressamente afirma que iria repartir com o jornalista parcela do valor percebido”, afirma o Gaeco. A Globo disse em nota que não comenta questões relacionadas a Compliance.

O ex-funcionário da Globo é citado em trechos de conversas de aplicativo de celular e em um e-mail sobre tratativas de valores a receber. Ribeiro negociava com um empresário do ramo de importação e exportação para venda de insumos hospitalares. O negócio envolveria ainda Sérgio Côrtes, ex-secretário de Sérgio Cabral –ex-governador do Rio de Janeiro preso e condenado na Operação Lava Jato. “Foi localizado, também, chat entre Ângelo Ribeiro e Tyndaro Menezes, o qual demonstra claramente a parceria de ambos no meio empresarial, novamente mencionando negócios”, destaca o MP.

De acordo com interpretação dos investigadores, “as negociações suspeitas propostas pelos delegados ficam ainda mais evidentes, tendo eles se referido, inclusive, ao jornalista Tyndaro Menezes, ligado à Rede Globo. No contexto em que falam sobre compra de insumos médicos e sobre ‘SC’ [Sérgio Côrtes] e família serem atravessadores de uma empresa de São Paulo, Ângelo fala a Victor que Tyndaro não integraria nenhuma empresa, mas, ainda assim, ‘seria prestigiado’”.

Ex-chefe do jornalismo investigativo da Globo nega ato ilícito

Tyndaro Menezes nega que tenha cometido algo ilícito. Ao SBT News, o jornalista disse que conhece o delegado e que apresentou Ribeiro ao empresário que forneceria insumos, mas negou qualquer ilícito. De acordo com ele, foi um ato privado que não se concretizou e que assim que soube da participação de Côrtes no negócio, deixou de intermediar os contatos.

“A tentativa do empresário e do delegado de vender produtos hospitalares nunca foi concluída. Nenhuma empresa chegou a sequer ser aberta, portanto, eu não poderia ter recebido nenhuma comissão. Não negociei valores, percentuais ou coisa do tipo. Se cometi algum erro foi ético por ter apresentado o empresário ao delegado. Não sou acusado de nada ilícito ou ilegal”, se defendeu.

A Globo divulgou a seguinte nota: “O profissional citado não está mais na empresa. A Globo não comenta questões relacionadas a Compliance. Reitera que tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas”.

Na semana passada, os advogados que defendem o delegado Ângelo Ribeiro afirmaram que o cliente é inocente. “A defesa tem certeza de que os fatos serão devidamente esclarecidos e que a Justiça reconhecerá a improcedência da denúncia”. O SBT News não conseguiu contato com a defesa de Sérgio Côrtes e Rei Arthur. Eles têm negado o envolvimento em crimes nos processos que eles respondem na Justiça.

Leia mais