Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
VEM AÍ

Globo cogita Tiago Leifert como sucessor de Galvão Bueno no Esporte

Imagem com montagem das fotos de Tiago Leifert e Galvão Bueno
Tiago Leifert e Galvão Bueno; volta do ex-apresentador do BBB ao Esporte da Globo é vista como uma questão de tempo (foto: Globo/João Cotta/Mauricio Fidalgo)

A saída de Galvão Bueno da Globo, prevista para acontecer após a final da Copa do Mundo do Catar, em dezembro, vai provocar mudanças nas escaladas das transmissões esportivas da líder de audiência. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, do portal R7, não está descartada a possibilidade de haver um rodízio entre os narradores da rede nos trabalhos dos principais eventos do departamento de Esporte.

O canal da família Marinho ainda não revelou detalhes sobre o plano de sucessão de Galvão Bueno. Mas o revezamento de narradores no principal microfone das transmissões esportivas é visto como algo natural, como já acontece entre os comentaristas Walter Casagrande, Caio Ribeiro, Roger Flores e Maestro Júnior. Depois de Galvão, os principais locutores da líder de audiência são Luís Roberto e Cléber Machado, que atuam nas partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Ainda segundo o colunista, a volta de Tiago Leifert ao departamento esportivo da Globo é vista internamente como uma questão de tempo. Ele vai atuar nas transmissões exclusivas da Copa do Mundo do Catar para o Globoplay, no final do ano, mas o acordo, por enquanto, é apenas para o trabalho na cobertura do mundial da Fifa. Seu retorno ao grupo de comunicação depende apenas dele e, caso aconteça, Leifert será uma importante peça no processo de reconfiguração do Esporte da Globo.

SporTV cancela programa de Galvão Bueno após 19 anos no ar

Apresentado por Galvão Bueno nas noites de segunda no SporTV desde 2003, o programa Bem, Amigos! será cancelado pela Globo no fim do ano. De acordo com informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, o término da atração esportiva coincide com a saída do comunicador da emissora, após 41 anos de contrato fixo. A partir de 2023, o narrador terá como foco as plataformas digitais.

O fim do programa já estava acordado entre o apresentador e o canal esportivo da TV por assinatura. O SporTV entendeu que não faria sentido manter no ar uma marca que tem como título um dos principais bordões do comunicador. Uma nova atração de debates com seu principal time de comentaristas poderá ser criada para ocupar o atual horário do Bem, Amigos!. O canal também estuda a possibilidade de dar mais um dia de exibição para o pós-jogo do Troca de Passes, que vai ao ar de terça-feira a domingo após as transmissões das partidas da rodada do futebol. No entanto, a nova grade de programação do SporTV para 2023 só será definida no segundo semestre deste ano.

O Bem, Amigos! foi criado em 2003, quando a direção do departamento de Esporte da Globo assumiu o comando dos canais SporTV. O formato da mesa-redonda surgiu a partir de uma ideia que Galvão queria emplacar nas noites de domingo na televisão aberta desde a década de 1990. No programa, o narrador recebe os principais comentaristas para debater a rodada do futebol e entrevistar convidados, como técnicos e jogadores. Galvão Bueno decidiu não renovar seu contrato com a Globo após 41 anos na emissora. A partir do ano que vem ele vai investir na internet. Recentemente, ele assinou contrato com a empresa Play9, de João Pedro Paes Leme, ex-jornalista da Globo, até 2026. Em comunicado, a líder de audiência informou que prepara uma despedida à altura do narrador.

“O vínculo fixo de Galvão com a Globo se encerra no fim do ano, após a transmissão da Copa do Mundo do Catar. Será um ano intenso, de muitos desafios, realizações e, certamente, de muita emoção. Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas. Haverá para sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão. Juntos, estamos preparando uma despedida à altura”, disse em comunicado Renato Ribeiro, diretor de Esporte da Globo.

Leia mais