Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
MAIS MUDANÇAS

Globo muda programação e amplia tempo de duração do Globo Esporte

Imagem com foto de Felipe Andreoli na apresentação do Globo Esporte (foto: Reprodução/Globo)
Felipe Andreoli na apresentação do Globo Esporte; emissora aumentará tempo da atração aos sábados (foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo se prepara para anunciar mudanças em sua grade de programação de sábado. O departamento de Esportes do canal entregou ao setor de Programação um estudo para viabilizar o aumento do tempo do Globo Esporte neste dia da semana. De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a ideia é diminuir o espaço dos telejornais locais aos finais de semana para ampliar a cobertura da rodada de futebol do fim de semana. Os índices de audiência da atração esportiva ajudam na defesa do projeto. Procurada pelo TV Pop, a Globo confirmou a informação.

“A mudança faz parte de uma estratégia de programação local aos sábados e vale apenas em algumas praças”, comunicou a emissora, que não citou uma data certa para a implantação dos novos horários. Inicialmente, segundo apurou a reportagem, apenas cinco cidades passarão a ter a versão estendida do programa esportivo aos sábados: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte, justamente as cinco localidades em que a Globo opera através de concessões próprias, e não por meio de  afiliadas.

Na região metropolitana de São Paulo, o Globo Esporte tem média de 10 pontos em 2022 de segunda à sexta. No entanto, aos sábados, o público da atração aumenta para 12 pontos desde janeiro, um crescimento de 20%. Não é raro o esportivo ser mais visto que as notícias locais do SP1 no fim de semana. No último sábado (18), o noticiário esportivo de Felipe Andreoli anotou sua melhor média anual, com 14 pontos e picos de 15. Teve mais ibope do que Jornal Hoje (13,1), Mistura Paulista (12,9) e Escolinha do Professor Raimundo (11,8), além de ter se aproximado do Caldeirão com Mion, que teve 14,4 pontos.

O departamento esportivo da Globo identificou que aos sábados os telespectadores acompanham as notícias do esporte para ter informações sobre as transmissões dos jogos do fim de semana. As reportagens especiais também costumam chamar atenção do público e elevar os números do Globo Esporte. O argumento também defende que o noticiário local sofre com a falta de pautas no sábado. Por fim, a concorrência flopada da Record e do SBT, que não tem atrações relevantes na faixa, também ajuda a atrair mais audiência.

A ideia é que o Globo Esporte entre no ar às 12h40 e vá até 13h25, o que faria aumentar sua duração em 20 minutos. O Jornal Hoje continuaria em sua faixa normal, começando às 13h25. Em julho, a programação local das afiladas da Globo passará a começar a partir das 11h45 em todo o país. Atualmente, apenas algumas emissoras cortam o Encontro mais cedo no último intervalo do programa. O tempo extra será preenchido com entrevistas, discussões, além de reportagens mais elaboradas sobre o Campeonato Brasileiro. Isso também ajudaria os anunciantes do pacote de transmissão do futebol –o mais caro da televisão– a terem mais visibilidade na emissora líder.

Leia mais