Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SABATINA

Lula cresce ibope da Globo, mas não supera Bolsonaro no Jornal Nacional

Foto de Luiz Inácio Lula da Silva no Jornal Nacional
Lula venceu Ciro Gomes, mas não superou Jair Bolsonaro no Jornal Nacional (foto: Reprodução/TV Globo)

O reencontro de Luiz Inácio Lula da Silva com William Bonner e Renata Vasconcellos despertou o interesse dos telespectadores da Grande São Paulo: a sabatina promovida pelo Jornal Nacional com o candidato do Partido dos Trabalhadores ao Palácio do Planalto turbinou os índices do telejornal mais importante do país, que teve o seu segundo melhor desempenho de 2022 durante a entrevista do presidenciável. O ex-presidente da República, no entanto, não conseguiu superar o desempenho de Jair Bolsonaro, sabatinado pelo noticioso na noite de segunda-feira (22).

De acordo com os dados prévios de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a participação de Lula no Jornal Nacional teve 31,4 pontos de média em sua faixa horária de exibição, das 20h31 às 21h12, garantindo a sintonia de 46,1% dos televisores ligados na região. O pico de ibope da entrevista foi registrado às 21h10, momento em que a Globo anotava 33,8 pontos na medição minuto a minuto, que poderá sofrer alterações no dado consolidado divulgado no início da tarde desta sexta-feira (26).

O índice obtido pelo candidato do PT, no entanto, foi menor do que o da entrevista de Jair Bolsonaro: na segunda-feira, a sabatina com o presidenciável do Partido Liberal teve média de 32,7 pontos e foi sintonizada por 46,7% dos aparelhos de TV da Grande São Paulo, com um pico de 37 pontos — o maior índice de todos os programas de televisão na região no ano de 2022. Na edição de terça (23), Ciro Gomes anotou média de 28,3, com a sintonia de 40,8% dos televisores da metrópole e um pico de 31 pontos.

Tal qual aconteceu nas demais entrevistas promovidas pelo noticioso, a presença de Lula turbinou os índices do Jornal Nacional de maneira considerável. O telejornal da Globo cresceu 25% na comparação com as últimas quatro quintas-feiras e foi sintonizado por dois milhões e 344 mil lares apenas na principal cidade do país, tendo mais ibope do que a soma de todas as outras redes de televisão. O SBT, pela primeira vice-líder no confronto com as sabatinas de Bonner e Renata, marcou 6,7 pontos, seguido pelos 6,2 da Record, 5,1 da soma dos canais pagos e 2,7 da Band.

Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo. Os índices apresentados nesta reportagem são prévios e o TV Pop divulgará o resultado consolidado de ibope no início da tarde desta sexta-feira.

Leia mais