Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
DESCUMPRIU REGRA

TSE notifica Jovem Pan por divulgar notícia falsa contra Lula em programa

Imagem com foto do apresentador Paulo Mathias, da Jovem Pan
Paulo Mathias, apresentador do programa 3 em 1; Jovem Pan foi notificada por descumprir regra eleitoral (foto: Reprodução/Jovem Pan)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) notificou a Jovem Pan na última terça-feira (6) por causa de informações incorretas que foram divulgadas no programa 3 em 1, jornalístico apresentado por Paulo Mathias com participação de Fábio Piperno, Rodrigo Constantino e Jorge Serrão.

De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a Justiça observou que a atração divulgou notícia falsa sobre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem feito propaganda a favor de Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição.

Oficiais de Justiça foram até a sede da Jovem Pan, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, para entregar o documento. A origem da denúncia não foi revelada, mas a equipe do programa já está com a notificação em mãos.

A Justiça Eleitoral afirmou que o grupo de mídia descumpriu regras da cobertura jornalística por não ouvir o posicionamento do PT (Partido dos Trabalhadores) sobre os fatos divulgados no noticioso. O poder judiciário apontou notícias falsas a respeito de uma suposta declaração de Lula sobre empregadas domésticas.

O TSE também considerou exagerado o tempo que a Jovem Pan dedica para falar sobre ações positivas do governo Bolsonaro quando ele entra ao vivo nos programas da emissora. A empresa não faz correções sobre supostos erros e nem o interrompe. O poder judiciário ainda identificou que comentaristas do canal exaltam demais a gestão do político.

A notificação está sendo analisada pelo departamento jurídico do conglomerado de mídia comandado pelo empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Uma das punições previstas para emissoras que descumprem a Lei Eleitoral está a retirada do canal do ar por 24 horas. A Jovem Pan confirmou ao Notícias da TV que foi notificada pelo TSE.

Leia mais