Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
HUW EDWARDS

Âncora da BBC ensaiou por meses para noticiar morte da rainha Elizabeth II

Imagem com foto do âncora Huw Edwards
Huw Edwards, âncora da BBC, treinou a melhor forma de anunciar morte da Elizabeth II (foto: Reprodução/BBC)

Huw Edwards, âncora da rede britânica BBC, foi muito elogiado nas redes sociais pelo seu desempenho na cobertura da morte da rainha Elizabeth II (1926-2022), anunciada na quinta-feira (8). O escritor Alastair Campbell contou que o jornalista ensaiou durante meses a melhor forma de comunicar a morte da monarca ao público do canal quando ela acontecesse. “Huw Edwards me disse há alguns meses que estava se preparando, praticando e até ensaiando em frente ao espelho do banheiro para esse momento há algum tempo. Ele disse também que a morte da rainha seria o maior desafio para a BBC em sua história”, disse Campbell em seu perfil uma rede social de mensagens curtas.

O anúncio da morte de Elizabeth II foi feito por Edwards assim que a confirmação do fato chegou ao departamento jornalístico de emissora. O jornalista usava um terno escuro com grava preta, em protocolo exigido pelo canal para o anúncio do óbito de membros da realeza. “Alguns momentos atrás, o Palácio de Buckingham anunciou a morte de sua majestade, a rainha Elizabeth II. O Palácio acaba de emitir esta declaração: diz que ‘a rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã’”, disse Huw Edwards no noticioso histórico.

Elizabeth Alexandra Mary, popularmente conhecida como a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, morreu na tarde da última quinta (8), aos 96 anos. A monarca teve o segundo reinado mais longo de toda a história mundial. Foram mais de sete décadas no trono, sendo superada apenas por Luís XIV (1638-1715), que comandou a França durante mais de 72 anos, entre os meses de maio de 1643 e setembro de 1715. Casada durante 73 anos com Philip Mountbatten (1921-2021), ela deixa quatro filhos: os príncipes Charles, Andrew e Edward e a princesa Anne.

O anúncio da morte da Rainha Elizabeth II foi feito pelas redes sociais. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter. O site oficial da família real também divulgou a mesma mensagem. “O site oficial da Família Real está temporariamente indisponível enquanto as alterações apropriadas são feitas”, diz o texto no rodapé da página.

Com a morte da Rainha, o trono britânico foi assumido por Charles Philip Arthur George. Filho de Elizabeth com Philip, ele nasceu em 1948 e, depois da morte do pai em abril de 2021, já tinha herdado também o título de Duque de Edimburgo. Casado desde 2005 com Camilla Shand, Charles ganhou notoriedade mundialmente durante o seu conturbado casamento com Diana Spencer (1961-1997), entre os anos de 1981 e 1996. Aos 73 anos, ele já era o Príncipe de Gales –título dado para herdeiros diretos do trono.

Leia mais