Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
APÓS RUMORES

Globo renova Pipoca da Ivete e descarta acabar com Encontro e Sessão da Tarde

Imagem com montagem das fotos de Ivete Sangalo e Patricia Poeta
Ivete Sangalo e Patricia Poeta; Globo renovou Pipoca da Ivete para mais uma temporada e descartou possibilidade de acabar com Encontro e Sessão da Tarde (foto: Globo/Fábio Rocha/Kelly Fuzaro)

A Globo não tem planos de acabar com atrações como Pipoca da Ivete, Encontro com Patricia Poeta e a Sessão da Tarde. Nos últimos dias, surgiram rumores na imprensa especializada de que esses programas estavam ameaçados na grade de programação do canal líder. Segundo Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas, a empresa está satisfeita com as performances de audiência e comercial desses produtos. No caso de Ivete Sangalo, o Pipoca será renovado para mais uma temporada.

“Nós estamos supersatisfeitos com a performance do Pipoca e vamos fazer uma nova temporada no ano que vem. A audiência, a repercussão e os resultados comerciais estão indo muito bem. É um programa que pega a turma do almoço e prepara para o futebol e depois o Luciano Huck”, adiantou o executivo em entrevista exclusiva para o colunista Guilherme Ravache, do UOL.

O chefão da programação da Globo explica que a relevância de um programa de televisão vai além do número do Ibope. “A audiência é muito importante porque nos dá as respostas de quem está vendo o quê, onde, por quantos minutos. Então, hoje a gente tem os dados do ‘ao vivo’, da audiência, on demand e vamos consolidando isso por sete dias, assim como é feito nos Estados Unidos e Europa”, aponta.

A capacidade de um programa de televisão em gerar conversas e se transformar em um fenômeno cultural e social é levado em conta na hora de definir se uma atração é de fato um sucesso. “Nós medimos, analisamos o impacto dos nossos conteúdos nas nossas redes sociais e nas de terceiros. Por quê? Porque a capacidade de um conteúdo de gerar conversas, diálogos e debates está diretamente ligado à sua percepção de relevância”, diz Amauri Soares.

Encontro e Sessão da Tarde vão acabar?

Amauri Soares explica que o Encontro, apesar de criticado nas redes sociais, é avaliado como uma atração de sucesso internamente, mesmo que tenha estreado em julho com números baixos, por causa do período de férias escolares. “No caso do Encontro, faltou uma questão de conhecimento. O mês de julho é tradicionalmente de menor audiência porque as crianças estão em férias. Isso sempre provoca uma pequena queda na nossa audiência nesse período”, diz. Segundo ele, o matinal não foi adiado apenas por questões comerciais e de contrato.

Soares ainda explicou que a mudança na programação das supermanhãs da Globo foi técnica e que os resultados agradaram. “Estávamos confiantes de fazer a coisa certa, e nesse cenário, o Encontro hoje tem a melhor audiência desde 2012 e posso dizer que essa mudança de grade foi técnica e ficamos muito satisfeitos com os resultados. As métricas do Encontro e do Mais Você vão continuar crescendo”, comemora o diretor. “Nenhuma ferramenta traz uma verdade absoluta. O segredo está em olhar a audiência, o buzz digital e a performance comercial”, afirma.

Questionado sobre a situação da Sessão da Tarde na grade de programação, Soares descarta a possibilidade de o slot de filmes acabar, como foi noticiado recentemente. “Em tese, qualquer programa da grade pode acabar em algum momento. Temos um ciclo de programação que pode ser de um ano, seis meses ou anos. Mas vamos calibrando sempre”, explica. “A Sessão da Tarde continua ocupando um espaço relevante, e nos entrega aquilo que esperamos, com uma audiência significativa. Pós-pandemia, vemos várias gerações vendo juntas um filme, trocando experiências. Esse momento afetivo familiar é muito relevante. Não temos intenções de tirar a Sessão da Tarde do ar”, finaliza o executivo da Globo.

Leia mais