Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
OCTAVIO GUEDES

Comentarista da GloboNews compara Jair Bolsonaro a Odorico Paraguaçu

Imagem com montagem das fotos de Octavio Guedes e Jair Bolsonaro
Octavio Guedes e Jair Bolsonaro; comentarista da GloboNews falou sobre postura do político no funeral da rainha Elizabeth II (foto: Reprodução/Globo)

Octavio Guedes, comentarista da GloboNews, comparou o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ao personagem Odorico Paraguaçu, da novela O Bem-Amado (1973), ao comentar a postura do político durante sua passagem por Londres para acompanhar o funeral da rainha Elizabeth II (1926-2022). “Um comício, na sacada da casa do embaixador, no estilo Odorico Paraguaçu”, disse o jornalista durante participação no Estúdio i desta segunda-feira (19).

“Ali estava no estilo Odorico Paraguaçu, foi no domingo. Foi pedir votos, fazer campanha”, disparou o profissional, em referência ao prefeito corrupto da ficção. Na novela escrita por Dias Gomes (1922-1999), o papel foi interpretado por Paulo Gracindo (1911-1995). O personagem fazia de tudo para inaugurar um cemitério. O problema é que após a inauguração da obra ninguém mais morreu na cidade fictícia de Sucupira. Desesperado, ele toma iniciativas para concretizar sua promessa, sempre provocando situações cômicas.

“A BBC tá publicando uma reportagem de um britânico aposentado que passou em frente da embaixada brasileira e viu os bolsonaristas lá e pediu respeito. Aí foi vaiado, chamado de comunista, [dizendo que] ‘nós estamos aqui para apoiar o Mito, não tem Rainha nenhuma’. Assim, a gente tá passando vergonha e o humor do Dias Gomes tá presente nessa viagem. Que é alguém que não entende a liturgia do cargo, alguém pequeno para estar no ambiente internacional, fazendo o Brasil passar vergonha”, concluiu Octavio Guedes.

Nesta segunda (19), apoiadores de Bolsonaro hostilizaram uma equipe da BBC Brasil que estava as proximidades da residência do embaixador brasileiro em Londres para cobrir a passagem do mandatário pela capital britânica. Por vários minutos, os militantes bolsonaristas cercaram e filmaram uma repórter e seu cinegrafista, insultando-os, chamando-os de “comunistas”, “BBC fake news” e “lixo”.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um dos bolsonaristas chegou a dizer que a BBC, que é uma empresa estatal do Reino Unido, não era “bem-vinda” em Londres. “Lixo, lixo. Vocês não é [sic] bem-vindo. Não sei o que vocês estão fazendo aqui. Vocês não é bem-vindo [sic] aqui”. Paulo Figueiredo, comentarista da Jovem Pan News, comemorou o assédio aos jornalistas da BBC.

“O jornalismo cidadão colocando o ‘jornalismo profissional’ moribundo sentado no meio fio. Está acontecendo no mundo todo. Eles não conseguem mais mentir em paz”, disse o contratado da emissora em uma rede social de mensagens curtas. Um dos homens que aparece insultando os profissionais da BBC é o blogueiro Rodrigo Nascimento, do canal Viver em Londres, que entrevistou Bolsonaro horas antes na residência oficial.

Leia mais