Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

CNN Brasil sofre tentativa de ataque hacker e reforça segurança às pressas

Imagem com foto dos âncoras Muriel Porfiro e Evandro Cini, do Live CNN, da CNN Brasil
Os âncoras Muriel Porfiro e Evandro Cini, do Live CNN; CNN Brasil sofreu tentativa de ataque hacker durante entrevista ao vivo (foto: Reprodução/CNN Brasil)

Mais uma emissora de televisão nacional está na mira de piratas digitais. Exatamente uma semana depois do ataque hacker que comprometeu boa parte das operações da Record, os servidores da CNN Brasil sofreram ao menos duas tentativas de invasão no início da tarde desta sexta-feira (14), durante a exibição do telejornal Live CNN. A equipe de Tecnologia da Informação do canal de notícias conseguiu debelar a invasão, tentada através do envio de arquivos maliciosos por um aplicativo usado para viabilizar entrevistas em programas ao vivo, antes que os invasores conseguissem acessar aos arquivos da companhia.

Mesmo com a primeira tentativa de ataque tendo sido contida em tempo hábil, toda a equipe da área de informática da emissora foi convocada às pressas para corrigir vulnerabilidades diagnosticadas nos computadores utilizados pelos jornalistas que dão expediente na Redação da rede em São Paulo. A reportagem do TV Pop teve acesso a mensagem enviada pelo time de Tecnologia da Informação aos funcionários da companhia, em que o canal assume que foi alvo de uma invasão e pede para que os seus colaboradores tenham atenção redobrada enquanto as falhas não são corrigidas — leia a íntegra do alerta no final deste texto.

A tentativa de ataque à CNN Brasil acontece exatos sete dias depois de parte dos servidores da Record terem sido alvo de uma manobra de ransomware. O principal braço do conglomerado midiático de Edir Macedo teve vários de seus arquivos sequestrados por hackers na noite de sexta-feira (7), quando as primeiras falhas provocadas pela invasão foram observadas durante o boletim da madrugada do Jornal da Record. No dia seguinte, a emissora teve que interromper o Fala Brasil pela metade por não ter condições de continuar ao vivo. Até o momento, a rede segue com dificuldades para editar material e para inserir tarjas animadas em seus telejornais, além de ter suspendido o acesso dos funcionários ao sistema de Ibope em tempo real e ao intranet da empresa. Segundo o Notícias da TV, os invasores exigiram o pagamento de R$ 45 milhões para que a devolução do material fosse feita.

A reportagem do TV Pop entrou em contato com a assessoria de imprensa da CNN Brasil, que não se manifestou até a publicação deste texto. A seguir, confira a íntegra da mensagem enviada pelo time de Tecnologia da Informação aos funcionários do canal de notícias:

Pessoal,

Acabamos de sofrer duas tentativas de invasão pelo SKYPE enquanto estávamos no ar com entrevistado. Além da atenção aos coordenadores na hora das entrevistas, pediram para que fiquem atento aos acessos pessoais (Gmail, Google fotos…) nos computadores daqui.

O TI está por dentro e trabalhando para solucionar esse problema, mas como diz o ditado: o seguro morreu de velhice.

Leia mais