Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
LILIAN RIBEIRO

Âncora foi surpreendida com decisão da GloboNews após descoberta de câncer

Imagem com foto da jornalista Lilian Ribeiro
Lilian Ribeiro foi surpeendida com decisão da Globo de deixá-la aparecer na GloboNews com lenço na cabeça (foto: Reprodução)

Âncora da GloboNews, Lilian Ribeiro participou do Encontro na manhã desta terça-feira (18) na Globo. Na conversa com Patricia Poeta, a jornalista contou ter ficado surpresa com a decisão da direção do canal de notícias de deixá-la no ar mesmo após o diagnóstico do câncer de mama. A profissional descobriu a doença em novembro de 2021, que estava em estágio avançado, concluiu o tratamento e hoje está curada. Na ocasião, ela teve medo de que fosse tirada do ar após sugerir usar um lenço na cabeça ao vivo.

Lilian contou que o trabalho ajudou a enfrentar a doença porque ao se dedicar nas funções da profissão ela conseguia se desligar das preocupações pessoais. “Descobri que o trabalho estava me fazendo bem, enfrentar o tratamento de outra maneira. No começo eu fiquei muito assustada, tinha acabado de perder uma prima querida por conta de um câncer. Fiquei muitas semanas deprimida, sem trabalhar, e, quando voltei, fiquei num outro estado de espírito. Logo depois, o cabelo começou a cair, e eu não queria parar de trabalhar”, relatou.

Com a queda do cabelo causada pela quimioterapia, a contratada da Globo sugeriu à direção que poderia usar um lenço na cabeça para não aparecer careca. “Confesso que achava que eles iam dizer ‘ah, não, vai ser muita exposição para você’. Mas fui surpreendida com um sim. Depois de ter anunciado no ar, me senti muito acolhida pelos diretores”, disse ela. “Tive um tumor muito agressivo. Descobri muito rápido, mas eu tive uma resposta acima da média na quimioterapia, uma resposta praticamente total. Acredito muito que a força das pessoas, as muitas orações, fizeram diferença para chegar aqui e dizer que hoje eu não tenho nenhum sinal de câncer no meu corpo”, contou Lilian.

Lilian Ribeiro fez um apelo para que mulheres façam o autoexame e procurem ajuda médica para tratamento. “Faça o tratamento, tudo que seus médicos disserem para você, mas não transforme isso no centro da sua vida”, pediu. “Nós somos protagonistas da nossa vida, então foi isso que eu tentei fazer. Para as mulheres que estão assistindo a gente: se perceber alguma coisa diferente na sua mama e tiver medo de procurar um médico. Receber um diagnóstico de câncer e fazer um tratamento, é, sim, difícil, é, sim, muito duro. Mas poder tratar e seguir sua vida depois do tratamento é uma dádiva. Percebeu alguma coisa diferente? Procure ajuda. Isso muda o destino de uma paciente”, finalizou.

Leia mais