Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FAKE NEWS

Neymar posta conteúdo sobre TSE e tem publicação sinalizada como falsa

Imagem com foto do jogador Neymar
Neymar teve publicação sinalizada como falsa (foto: Reprodução)

Neymar teve uma publicação marcada como fake news em uma rede social de fotos na noite de quinta-feira (20). O atacante do PSG compartilhou uma informação falsa de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria obrigado o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, a se retratar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre ao cargo de Presidente da República. A própria plataforma marcou a postagem do craque como “informação falsa”.

O jogador da seleção brasileira de futebol masculino compartilhou um vídeo em que o religioso diz ter sido intimado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, para se retratar por falas sobre ex-presidente Lula. Nas imagens Valadão ironiza questões sobre aborto, regulação da mídia e liberdade religiosa. No entanto, o pastor foi desmentido pelo órgão máximo da Justiça Eleitoral. Segundo checagem do site Aos Fatos, o TSE apenas intimou André Valadão a apresentar defesa em um processo de direito de resposta movido pela coligação do petista.

Por causa disso, a rede social de fotos ocultou a publicação de Neymar na ferramenta Stories com um aviso de que a informação é falsa e foi checada por verificadores de fatos independentes. Recentemente, o jogador do PSG publicou também em suas redes sociais um vídeo declarando apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. Na postagem, ele apareceu dançando e fazendo, com as mãos, o número do candidato. Em outras ocasiões, o jogador da seleção já tirou fotos e postou mensagens para o atual chefe do Executivo.

Comentarista da GloboNews lamenta apoio de Neymar a Jair Bolsonaro

Guga Chacra, analista de política internacional da GloboNews, usou as redes sociais para comentar o posicionamento político de Neymar. Recentemente, o jogador foi criticado por internautas por declarar apoio ao presidente Bolsonaro, que disputa o segundo turno das eleições com Lula. Em seu perfil oficial, o contratado da emissora líder comparou o jogador camisa 10 da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain (PSG) com outros atletas importantes do esporte.

“Infelizmente, nem todo gênio do esporte sabe ser exemplar como Roger Federer e Rafael Nadal no seu comportamento e nas suas posições dentro e fora das quadras, campos, piscinas e pistas. Hoje [quinta-feira, dia 29] isso ficou ainda mais claro”, iniciou o jornalista. “Em tempo, cada um tem o direito de se posicionar da forma que quiser. E pode ser criticado por suas posições. Isso é democracia. Absurdo seria impedir alguém de expressar sua posição, por mais que discorde dela”, disse Guga Chacra.

Leia mais