Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Jasson Goulart não emplaca e Balanço Geral apanha do SBT em Curitiba

Jasson Goulart ainda não decolou no comando do Balanço Geral Curitiba (foto: Reprodução/RIC Record)
Jasson Goulart ainda não decolou no comando do Balanço Geral Curitiba (foto: Reprodução/RIC Record)

Há quase dez meses no comando do Balanço Geral de Curitiba, Jasson Goulart segue bem distante de emplacar a tão sonhada vice-liderança do noticioso. O Grupo RIC até tentou dizer que o projeto teve um “crescimento exponencial” desde que o jornalista assumiu o telejornal, mas a realidade é bem diferente. Os dados do Ibope na capital do Paraná revelam que a contratação do ex-repórter da Globo não beneficiou o programa, e mostram que o SBT continua sendo o segundo colocado na hora do almoço, em que vai ao ar o Tribuna da Massa.

A reportagem do TV Pop teve acesso a um levantamento inédito que mostra a performance do telejornal ao decorrer dos quatro primeiros meses de 2021. Em 84 confrontos com o noticiário regional da Rede Massa, apenas nas edições transmitidas nos dias úteis, foram apenas seis vitórias para o Balanço Geral. O Tribuna da Massa levou a melhor em 90% dos dias até 29 de abril, o que representa 76 triunfos de Eleandro Passaia diante do jornal da RIC. Em termos médios, o placar aponta 7,2 pontos para a afiliada do SBT e 5,4 para a Record.

Aos sábados, o cenário não é diferente. O Balanço Geral, que neste dia da semana é comandado por Emanuel Pierin, também não é páreo para o rodízio de apresentadores do Tribuna da Massa. Das 17 edições exibidas em 2021, o SBT triunfou em 88% dos confrontos — a Record só levou a melhor em 13 de março (5,8 a 5,1) e 24 de abril (4,7 a 4,2 pontos). Na média acumulada do ano, a afiliada da rede de Silvio Santos tem média de 6,3, contra 4,0 da rival.

Diferentemente do que acontece em São Paulo, A Hora da Venenosa é um programa independente em Curitiba e vai ao ar logo após o término do jornalístico. Também comandada por Jasson Goulart, em parceria com Cecília Comel, a atração sofre com Rede Massa, que também aposta no entretenimento com o Salada Mista. Os dados revelam que, ao contrário do que acontece na maioria das regiões, as fofocas da Record ocupam o terceiro lugar, com média de 4,8 no ano — o humorístico da emissora de Ratinho tem 5,8 pontos considerando apenas as edições de dias úteis.

O levantamento obtido pelo TV Pop também revela outra indigesta derrota da ex-estrela da Globo. O Balanço Geral e A Hora da Venenosa foram as únicas atrações regionais da RIC Record que não conseguiram se posicionar na vice-liderança em abril: o matinal Paraná no Ar teve média de 2,1 pontos, mesmo índice do Primeiro Impacto Paraná. No horário nobre, a dobradinha do Cidade Alerta regional (8,1) com o RIC Notícias (7,9) destronou o Notícias da Massa, que marcou 6,9 pontos ao decorrer do mês.

O desempenho aquém das expectativas de Jasson Goulart também é o maior empecilho para que a RIC se consolide como vice-líder em Curitiba. A afiliada da Record empatou com a parceira do SBT em janeiro e em março, com 3,7 e 3,6 pontos, respectivamente, e ficou em terceiro lugar em fevereiro (3,5 a 3,7). Abril foi o primeiro mês da emissora no segundo lugar: foram 3,8 pontos contra 3,5 de uma enfraquecida Rede Massa, que acabou prejudicada por conta das mudanças promovidas por Silvio Santos em São Paulo.

Leia mais