Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
FIM DA FESTA

Em bota-fora da Libertadores, SBT vence Marcos Mion e novela da Globo

Foto do narrador Téo José, que comandou a final da Libertadores no SBT
Téo José narrou o triunfo do Flamengo diante do Athletico: partida liderou audiência (foto: Reprodução/SBT)

O SBT conseguiu liderar a audiência na Grande São Paulo com o seu bota-fora das transmissões da Copa Libertadores da América. Os dados preliminares de ibope da principal metrópole do país apontam que a emissora de Silvio Santos bateu a Globo durante todo o tempo em que Flamengo e Athletico disputavam em Guayaquil, vencendo o programa Caldeirão, comandado por Marcos Mion, e a novela Mar do Sertão. A ausência de clubes paulistas, no entanto, fez com que a última final televisionada pela rede fosse a menos assistida dos três anos em que o canal teve o torneio.

Entre 17h01 e 18h58, enquanto a bola rolava no Estádio Monumental, o SBT marcou média de 16,2 pontos e assegurou a sintonia de 30,7% dos aparelhos de TVs que estavam ligados na Grande São Paulo. Com uma audiência máxima de 17,7 pontos às 17h53, ainda no primeiro tempo do jogo, a emissora não teve dificuldades em se sobressair diante de todas as concorrentes enquanto o jogo que terminou com o título do Flamengo acontecia — os dados obtidos pela reportagem do TV Pop apontam que o canal teve mais público do que a soma de Globo e Record.

Habitual líder de ibope nas tardes de sábado, a Globo caiu para 11,2 pontos durante a disputa no Equador. A final da Libertadores levou o Caldeirão com Mion para uma das piores performances da história: mesmo disputando público também com o especial A Grande Final, o programa de auditório marcou média de 10,5 pontos em sua faixa horária completa, das 15h50 às 18h28, e ficou atrás dos 11,9 do SBT. A Record, com um filme e o Cidade Alerta, anotou 4,8 pontos e ficou na terceira colocação durante a decisão do campeonato. A Band, com 1,4 ponto, ficou em quarto.

O jogo narrado por Téo José foi responsável por um incremento de 315% nos índices do SBT na comparação com os quatro sábados anteriores, em que a emissora exibia o Programa Raul Gil, que acumulou 3,9 pontos de média neste período — a atração comandada pelo veterano teve a sua veiculação suspensa nesta semana. O número, no entanto, é de longe o mais baixo dentre todas as finais televisionadas pela rede: o desfecho da Libertadores 2020, entre Palmeiras e Santos, marcou média de 25,2 pontos. O encerramento de 2021, com Palmeiras e Flamengo, cravou 27,3.

A partir do próximo ano, a Copa Libertadores voltará a ser transmitida em televisão aberta pela Globo: a emissora, que abriu mão dos direitos enquanto atravessava uma crise financeira, venceu o canal de Silvio Santos na licitação promovida pela Conmebol e assegurou a exclusividade da competição até 2026. Como prêmio de consolação, o SBT transmitirá partidas da Sul-Americana, que não contava com transmissão em sinal aberto desde 2019, ano em que o torneio teve alguns jogos exibidos pela RedeTV!, em parceria com a plataforma de streaming DAZN.

 

Leia mais