Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOVELA DE 1996

Vale a Pena Ver de Novo: Conheça a história de O Rei do Gado

Cena da novela O Rei do Gado
O Rei do Gado irá passar no Vale a Pena Ver de Novo (foto: Reprodução/Globo)

A novela O Rei do Gado (1996) voltará para a televisão nesta segunda-feira (7). A trama de Benedito Ruy Barbosa é dividida em duas fases e conta sobre a história de um latifundiário pecuarista Bruno Mezenga com a boia-fria Luana. O casal traz para a produção uma guerra entre descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi. Na época, a história levantou o debate sobre a luta por posse de terra.

A primeira fase ocorre em 1943, durante o período de decadência do café em que Giovanna vive sob a vigilância dos pais, Marieta e Giuseppe Berdinazi. A moça se apaixona pelo homem da família rival, Henrico, filho de Nena e Antônio Mezenga.

A família Mezenga é constituída de um homem forte, determinado e sofrido. Conquistou sua lavoura de café com muito sacrifício e costuma vangloriar-se de suas origens. Giuseppe Berdinazi é igualmente passional ao defender seus interesses. Também imigrante italiano e proprietário de uma fazenda de café, vive em guerra declarada com o vizinho Mezenga por causa de uma faixa de terra na divisa das duas fazendas.

A família sofre grande desgosto quando Giovanna declara seu amor por Henrico, e aceita o casamento apenas pela promessa de receber o pedaço de terra que disputa há anos. O acordo não acontece, e Berdinazi tranca a filha em casa. Giovanna se rebela e foge com o marido. Berdinazi fica inconformado com a traição da filha e com a morte do filho mais velho, Bruno, na Segunda Guerra Mundial.

A segunda fase da novela começa quando o filho de Henrico e Giovanna se torna um rico dono de terras e de milhares de cabeças de gado. Bruno Berdinazi Mezenga, nome que recebeu em homenagem ao tio morto na Segunda Guerra, é conhecido por todos como o Rei do Gado. Com as referências do pai, escolheu o sobrenome Mezenga e largou o Berdinazi e a história de sua família materna.

Leia mais