Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

Globo poupa novela das 9 de vexame histórico e cancela O Rei do Gado

Foto da novela O Rei do Gado
Globo mudou programação e cancelou exibição de O Rei do Gado (foto: Jorge Baumann/TV Globo)

A Globo surpreendeu suas afiliadas no final da tarde desta terça (22) com o anúncio de várias modificações em sua programação para os próximos dias: em uma movimentação para tentar evitar um vexame histórico de seu principal horário de teledramaturgia, a emissora decidiu voltar atrás em seu planejamento inicial e cancelou a exibição de O Rei do Gado em todos os dias que jogos da Seleção Brasileira acontecerem na faixa das 16h. Com isso, o Vale a Pena Ver de Novo não irá ao ar em ao menos em duas ocasiões, nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro.

TV Pop teve acesso com exclusividade ao comuniciado em que o canal alerta aos seus afiliados sobre o cancelamento da reapresentação do folhetim de Benedito Ruy Barbosa. O espaço será preenchido por uma cobertura especial do rescaldo das partidas do Brasil na Copa do Mundo, com a apresentação de Galvão Bueno. Com duração estimada de 35 minutos, o narrador irá trazer análises sobre o desempenho da Seleção Brasileira e exibirá entrevistas com os jogadores, além de comandar um giro de repórteres com imagens da torcida no Catar e em cidades brasileiras.

Inicialmente, a Globo planejava utilizar o lead-in de audiência das partidas do Brasil no Mundial para atrair público masculino — que não costuma acompanhar as reapresentações do Vale a Pena Ver de Novo — para O Rei do Gado. No entanto, a emissora não esperava que a trama se tornasse uma ameaça real para Travessia. A reportagem apurou que havia a expectativa de que a novela das nove pudesse reagir durante a Copa do Mundo, se beneficiando do efeito cascata que turbinou os índices da maioria esmagadora das atrações do canal. Isso, no entanto, não aconteceu.

Os dados consolidados de audiência na Grande São Paulo do primeiro dia útil de transmissões da competição apontam que a história criada por Gloria Perez não só não cresceu com o aumento nos índices da emissora, como continuou tendo menos público do que o Jornal Nacional. Diante disso, segundo fontes do TV Pop, a cúpula do departamento de Programação da Globo decidiu evitar que o seu principal produto tivesse menos ibope do que a reapresentação de uma novela exibida originalmente em 1996.

Internamente, avalia-se que uma eventual derrota de Travessia para O Rei do Gado se tornaria motivo de piada dentro e fora da emissora. A novela não é uma unanimidade nem mesmo entre a cúpula do canal. Para a rede, derrotas do horário mais nobre da teledramaturugia nacional são aceitáveis apenas para o Jornal Nacional e para os demais folhetins inéditos da casa, e não para a reapresentação da história rural — que só foi aprovada por conta da insistência do departamento de Programação, que defendeu a tese de que a trama poderia trazer um novo público.

Além do cancelamento de O Rei do Gado, a Globo também fará mudanças na programação de 28 de novembro, dia em que a Seleção Brasileira jogará contra a Suíça às 13h. O canal encurtou a exibição do Jornal Hoje, que seria transmitido imediatamente após a partida, e optou também pela exibição de um pós-jogo maior, que antecederá Portugal x Uruguai. A seguir, veja como ficará a programação da emissora nos dias 24 de novembro, 28 de novembro e 2 de dezembro.

24 de novembro e 2 de dezembro
normal até…
13h00 Jogo III
15h00 Jornal Hoje
15h30 Interprograma Copa
15h35 Pré-hora Copa do Mundo
16h00 Jogo da Seleção
18h00 Pós-hora Copa do Mundo
18h35 Mar do Sertão
segue normal…

28 de novembro 
normal até…
12h00 Praça 1
12h30 Interprograma Copa
12h35 Pré-hora Copa do Mundo
13h00 Jogo da Seleção
15h00 Pós-hora Copa do Mundo (flash do Jornal Hoje no intervalo, com 5 minutos de arte)
15h40 Interprograma Copa
15h45 Pré-hora Copa do Mundo
16h00 Jogo IV
18h00 Vale a Pena Ver de Novo: O Rei do Gado
18h35 Mar do Sertão
segue normal…

Leia mais