Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
BRASIL X SUÍÇA

Revolta de Galvão e sufoco brasileiro fazem Globo triturar ibope das rivais

Foto de Galvão Bueno e da equipe de transmissão da Globo
Junior, Galvão Bueno e Ana Thais comandaram transmissão do jogo da Seleção Brasileira (foto: Reprodução/TV Globo)

A sofrida vitória do Brasil diante da Suíça, com direito a gol anulado pelo VAR, não desanimou a torcida brasileira: os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, apontam um placar esmagador da Globo diante de suas concorrentes enquanto a bola rolava no Estádio 974. Das 13h às 14h53, 73,3% dos televisores ligados na Grande São Paulo estavam acompanhando a partida da Copa do Mundo — ou seja, 73 em cada 100 aparelhos de TV estavam sintonizados na cobertura capitaneada por Galvão Bueno.

Com média de 47,7 pontos e um pico de 51,7 no melhor momento da transmissão, às 14h53, a Globo foi acompanhada de forma simultânea por mais de três milhões e 561 mil lares apenas na principal metrópole do país. O número, apesar de menor do que o obtido pela partida que marcou a estreia da Seleção Brasileira no Mundial, é o segundo melhor dentre todos os programas de TV transmitidos em 2022, ficando a frente de vários capítulos de Pantanal, do Jornal Nacional e da final da Copa do Brasil no ranking dos 20 maiores ibopes do ano até a publicação deste texto.

A queda de audiência na comparação com o primeiro jogo é justificada pela queda no consumo televisivo na Grande São Paulo: na quinta-feira (24), enquanto a Seleção disputava com a Sérvia, 66% dos aparelhos de TV estavam ligados na região. Hoje, na faixa horária da disputa contra os suíços, apenas 65% das televisões estavam ligadas — diversas empresas optaram por retomar o expediente após o término da partida, o que provocou um aumento da concentração de público em restaurantes e shoppings, diferentemente do que aconteceu na semana passada.

Na comparação com a primeira partida do Brasil, apenas a Record (1,7 para 2,0 pontos de média) e o somatório dos canais pagos (4,5 para 4,7) conseguiram crescer. Quase todas as outras redes também perderam público: o SBT caiu de 1,5 para 1,2, a Band foi de 0,6 para 0,2 — e chegou a ficar com traço absoluto de ibope durante boa parte da exibição de Os Donos da Bola, enquanto a RedeTV! caiu de 0,3 ponto para 0,0 de média. A Cultura (0,5) e a Gazeta (0,2) permaneceram com o mesmo desempenho da partida de quinta-feira.

A seguir, confira o ranking atualizado das dez maiores audiências de 2022 na Grande São Paulo:

    • 1º – Brasil x Sérvia: 49,8 (24/11)
    • 2º – Brasil x Suíça: 47,7 (28/11)
    • 3º – Final Copa do Brasil: 34,8 (19/10)
    • 4º – Pantanal: 34,7 (04/10)
    • 5º – Pantanal: 34,0 (07/10)
    • 6º – Pantanal: 33,9 (20/09)
    • 7º – Pantanal: 33,8 (22/08)
    • 8º – Pantanal: 33,7 (25/08)
    • 9º – Pantanal: 33,6 (03/10)
    • 10º – Pantanal: 33,5 (16/08)

Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo. Os índices apresentados nesta reportagem são prévios e estão sujeitos a alterações na aferição consolidada, que será divulgada pela reportagem do TV Pop no início da tarde desta terça-feira (29).

Leia mais